A ideia surgiu do reconhecimento por parte da UMinho da ausência de uma proposta formativa adequada às necessidades da comunidade empresarial e está, agora, a ser desenvolvida pela EEG.
“Atualizar competências de gestão, estimular boas práticas de cidadania, contribuir para a resposta ativa a problemas das empresas e para o desenvolvimento do tecido empresarial” são alguns dos principais objetivos da UMinho Exec, de acordo com o vice-presidente da EEG e um dos promotores do projeto, João Cerejeira.
Dirigidos a diplomados da UMinho ou de outras universidades, interessados em adquirir ou consolidar competências de gestão, todos os programas formativos têm um carácter eminentemente prático. Para já, a EEG tem identificado seis públicos-alvo: empresários; dirigentes e quadros de empresas ou de outras organizações, que procuram introduzir melhorias no seu trabalho; executivos de empresas, desafiados pela curiosidade e vontade de aprender; executivos e quadros dirigentes da função pública, entre outros, que pretendam reconverter-se para outras áreas, mudar de emprego ou evoluir na carreira; empreendedores e empresários de áreas técnicas, que ambicionam acelerar o seu negócio; e recém-formados de qualquer área, que pretendam aumentar a sua empregabilidade adquirindo competências específicas em áreas de gestão.
A aprendizagem desenvolve-se através de um processo de transferência imediata de competências para o contexto empresarial dos participantes, que podem contar, também, com consultoria especializada para a implementação dessas competências nas respetivas empresas. Com esta resposta personalizada, a UMinho Exec promove a atualização de competências adequadas ao perfil profissional de cada participante e ao ecossistema das suas empresas, assegurando uma aplicação direta dos conhecimentos discutidos nas formações.
Cada uma das diferentes fases do processo tem objetivos distintos e a sua concretização compreende três abordagens pedagógicas diferentes, implementadas de forma integrada e simultânea: pressupostos técnico-científicos, estudos de caso e desenvolvimento de projetos concretos.
“O nosso portefólio de formadores é composto preferencialmente por profissionais de excelência”
Com uma metodologia diferenciadora, as sessões são conduzidas por “reputados empresários ou quadros de topo de empresas, que partilham com os participantes os desafios que o mundo empresarial lhes coloca no seu quotidiano e a forma como os ultrapassam”, esclarece João Cerejeira.
Centrada nas necessidades do mercado, a oferta da UMinho Exec resulta de um estudo de mercado prévio, e é avaliada pelo Conselho Consultivo.
Profissionais experientes orientam o programa
Formado por nove membros externos, nacional e internacionalmente reconhecidos pelo seu mérito no meio académico e empresarial, que partilham com a EEG a sua “visão estratégica”, o Conselho Consultivo é um “inegável valor acrescentado para a afirmação e solidez” do projeto.
Miguel Cadilhe | Professor Economia U Católica |
José Dionísio | Co-Ceo Primavera BSS |
José Teixeira | Presidente do Conselho de Administração do Grupo DST |
Pedro Fraga | Presidente Executivo F3M |
Domingues Azevedo | Bastonário Ordem Técnicos Oficiais de Contas |
Fortunato Frederico | Presidente do Grupo Kyaia |
Luis Amaral Professor | Escola de Engenharia UMinho, Administrador do AvePark e do Centro de Computação Gráfica |
João Sérgio Ribeiro | Vice-Presidente da Escola de Direito da UMinho |
Carlos Rosado de Carvalho | Director Jornal EXPANSÃO. Professor U Católica de Angola |
“Queremos expandir a nossa oferta para outra tipologia, sempre em linha com as solicitações das empresas e das organizações”
A UMinho Exec oferece, ainda, aos participantes a possibilidade de estabelecerem contactos internacionais e de beneficiarem de condições especiais no acesso aos serviços das empresas parceiras do projeto.
Com uma adesão “positiva”, que corrobora as expectativas iniciais da EEG, o programa destaca-se nas áreas do “marketing, contabilidade, finanças e da gestão em geral”, onde a procura tem sido maior. Em resposta às solicitações, a EEG está, também, a desenvolver cursos na área da internacionalização, de maneira a expandir a oferta e alargar o público-alvo. Inovador, na sua metodologia e proposta de intervenção, é o Programa (Co)Empreende, um programa de desenvolvimento local, criado em parceria com a EDP, dirigido para a criação de auto-emprego e de apoio ao arranque de novos negócios, nos municípios de Montalegre e Vieira do Minho.
Com esta unidade de negócio, a EEG oferece, ainda, aos Alumni da UMinho a possibilidade de reencontro com a sua universidade ou, mesmo, com a sua escola de formação superior, através de um programa que é complementar à oferta educativa que a Escola de Economia tem vindo a desenvolver, em condições vantajosas.
Testemunho de participante na 1ª edição Curso de Preparação para os Exames de Avaliação Profissional da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC)
Ao frequentar o curso de preparação de acesso à Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas consegui rever importantes conceitos e matérias abordadas ao longo da licenciatura, sendo fundamentais para a realização da prova de acesso à OTOC.
Foi ainda possível abordar as diversas alterações legislativas, contribuindo assim para uma excelente preparação.
O grupo de professores para além de ser bastante atencioso demonstrou grande à vontade nos pormenores de cada tema.
Mariana Sá
Curso de Preparação para os Exames de Avaliação Profissional da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) | 1ª edição | 01 de setembro // 01 de outubro de 2014
Testemunho de participante na 1ª edição do Curso de Análise Financeira de Empresas
Procurava uma formação em análise financeira de empresas para rever e reforçar conhecimentos obtidos na licenciatura em Gestão de Empresas mas que não foram implementados sistematicamente por ter um percurso profissional eminentemente comercial.
A reconhecida qualidade de ensino da UM aliada à competência científica e currículo não exclusivamente académico do corpo de formadores, foram determinantes na escolha deste curso.
A abordagem das matérias é muito clara, dinâmica e pratica, existindo uma grande disponibilidade para o diálogo, esclarecimento de dúvidas e aprofundamento dos temas de acordo com as necessidades dos participantes, dentro e fora da sala e horário das sessões. Foi sem dúvida um bom investimento.
Isabel Ribeiro
Análise Financeira de Empresas | 1ª edição| 29 outubro // 28 novembro 2014
Testemunho de participante na 1ª edição Curso de Marketing Digital
O curso de Marketing Digital demonstra uma exímia análise de mercado por parte da UMINHO EXEC. A pertinência desta formação é igualada pelo conceituado painel de formadores, que nos desafiam a explorar ferramentas e capacidades, que potenciam exponencialmente o nosso trabalho e curriculum.
Esta oportunidade de aprendizagem permitiu levantar o véu do mundo do futuro em que já nos encontramos.
André Laires
Marketing Digital | 1ª edição | 03 de outubro // 15 de novembro de 2014