O professor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Silvino Lopes Évora é o novo Vice-presidente da Federação Lusófona das Ciências da Comunicação (LUSOCOM), uma plataforma internacional que reúne investigadores de Cabo Verde, Portugal, Brasil, Galiza, Moçambique e Guiné-Bissau.

Segundo nota de imprensa chegada à nossa redação, esta é a primeira vez que Cabo Verde conta com uma representação na direção da LUSOCOM, federação cujo a presidência esteve sedeada no Brasil, depois em Moçambique e, agora, em Portugal.

Silvino Évora, que é professor da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes e presidente do Conselho Científico da Uni-CV, tem uma participação assídua nos congressos da LUSOCOM, tendo apresentado comunicações, participando na comissão científica e dirigindo grupos de trabalho.

LUSOCOM em Cabo Verde

Em 2016, este professor universitário teve a iniciativa de realizar em Cabo Verde, um Congresso da LUSOCOM, no antigo Campus de Palmarejo da Uni-CV.

Já no Congresso da LUSOCOM de 2017, que decorreu na Universidade do Vigo, na Galiza, este jornalista e académico assumiu uma Sessão Plenária e, este ano, voltou a assumir o mesmo papel, no evento que decorreu na Universidade do Porto.

“Intensa” vida científica

Em Portugal, nos primeiros dias deste mês de Novembro, Silvino lecionou, enquanto docente convidado, uma matéria sobre a “Educação para os Media e Literacia Mediática em Cabo Verde”. A aula foi ministrada no Doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa da Universidade Autónoma de Lisboa.

Recorde-se que Silvino Lopes Évora, com uma “intensa” vida científica participou recentemente em quatro congressos internacionais sobre os Média.

Formação académica

O agora eleito vice-presidente da Federação Lusófona das Ciências da Comunicação (LUSOCOM) é Licenciado em Jornalismo, Pós-Doutorado em Estudos de Jornalismo, Doutorado em Ciências da Comunicação – Ramo de Sociologia da Informação e da Comunicação pela Universidade do Minho e Mestre em Ciências da Comunicação. Possui ainda uma especialidade de Informação e Jornalismo e Pós-graduação em Jornalismo Judiciário.

Além de professor quadro da Uni-CV, é membro da Associação Portuguesa de Economia Política, Membro do Museu Virtual da Lusofonia da Universidade do Minho e da Rede Lusófona para a Qualidade da Informação da Universidade de Coimbra.