Cristina Flores acaba de ser eleita presidente da Associação Portuguesa de Linguística para o biénio 2022-2024.

Licenciada em Ensino de Português e Alemão pela Universidade do Minho (1999), com mestrado em Estudos Luso-Alemães (2004) e doutoramento em Ciências da Linguagem, Cristina Flores é professora do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho.

Foi diretora do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho de 2019 a 2022 e diretora do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos de 2013 a 2019. É, desde 2018, diretora do mestrado em Estudos Luso-Alemães e, ainda, membro da comissão diretiva do doutoramento em Ciências da Linguagem desde fevereiro de 2017.

Desde 2008 tem coordenado e participado em vários projetos de investigação, centrados no estudo da competência linguística de falantes monolingues e bilingues. Tem publicado em revistas internacionais como Journal of Child Language, International Journal of Bilingualism, Linguistic Approaches do Bilingualism, Bilingualism. Language and Cognition, GLOSSA, Língua, Probus, Languages entre outros.

É editora associada das revistas Linguistic Approaches do Bilingualism (John Benjamins) e Heritage Language Journal, co-editora da série Language Development. Foi editora da revista REAL (Revista de Estudos Germanísticos) e Diacrítica. É membro da Comissão de Ética para a Investigação em Ciências Sociais e Humanas da UMinho desde 2019.