Filipe Marques, alumnus licenciado em Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, foi distinguido no 15º Congresso Mundial da Federação Internacional para a Promoção de Máquinas e Mecanismos (IFToMM 2019), que decorreu no início de julho, em Cracóvia, na Polónia, e contou com cerca de 700 participantes.

F
ilipe Marques foi galardoado com o Prémio de Melhor Artigo Científico com o trabalho intitulado “Utilization of Non-Conformal Wheel Surfaces for Railway Dynamics”. A investigação agora premiada visa o desenvolvimento de modelos computacionais sofisticados capazes de mimetizar com fidelidade o comportamento dinâmico de veículos ferroviários, no que à interação entre as rodas e os carris diz respeito. O trabalho realizado no âmbito deste artigo possibilita a obtenção de soluções tecnológicas inovadoras de sistemas ferroviários de alto desempenho. Contou com a cooperação de uma equipa alargada de cientistas, incluindo Hugo Magalhães e Jorge Ambrósio (Universidade de Lisboa), João Pombo (Universidade de Huddersfield, Reino Unido), Stefano Bruni (Politécnico do Milão, Itália), e Paulo Flores (UMinho).

O investigador é estudante do Programa Doutoral Líderes para as Indústrias Tecnológicas no âmbito do Programa MIT Portugal e assistente convidado do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho. Em 2015, concluiu o mestrado integrado em Engenharia Mecânica naquela instituição, com a classificação final de 18 valores. É autor e coautor de várias dezenas de publicações científicas, técnicas e pedagógicas e já recebeu diversos prémios científicos e académicos. Desenvolve as suas atividades científicas no Centro de Investigação e Desenvolvimento em MicroElectroMechanical Systems da UMinho (CMEMS-UMinho), com classificação de Excelente.