A equipa de Géremi Dranka, estudante de doutoramento da Escola de Engenharia e participante do Programa Internacional de Mentorias da Universidade do Minho, venceu esta semana o concurso de ideias de negócio “Shark Tank Edition 2020”, realizado no âmbito da conferência anual da International Mentoring Foundation for the Advancement of Higher Education (IMFAHE).

A equipa vencedora – constituída ainda por Ana Carreira e Bojan Kopilovic (Universidade de Aveiro), Daniel Núñez (Universidade de Oviedo), sob coordenação de Paula Ferreira (UMinho) – apresentou o projeto “VitaCare”, que consiste num “superalimento” que previne a subnutrição em doentes oncológicos.

Inspirado em comida para bebé e cumprindo vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o produto tem uma base nutricional semelhante à da Cerelac, sendo adicionalmente suplementada com a levedura Saccharomyces cerevisiae. O “VitaCare” integra assim vários macro e micronutrientes, como lipídos, carbohidratos, proteínas, vitamina A, vitamina D, vitamina C, vitaminas do grupo B, cálcio, selénio, ferro e zinco. Adicionalmente, alguns dos compostos encontrados na Saccharomyces cerevisiae são imunomoduladores, antimutagénicos e anticarcinogénicos. “Esta solução pretende ser uma alternativa de baixo custo para o tratamento de carências nutricionais frequentemente identificadas em pessoas com cancro”, explica Géremi Dranka.

Nesta terceira edição do “Shark Tank” participaram mais três doutorandos da UMinho inscritos no Programa Internacional de Mentorias: Patrícia Gomes, Tiago Matos e Margarida Gonçalves. A equipa de Patrícia Gomes conseguiu conquistar o terceiro lugar com o “ALFRED”, uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial capaz de diagnosticar tumores cerebrais com maior precisão e menos custos associados.

Já as equipas de Tiago Matos e Margarida Gonçalves apresentaram os projetos “AQUATCH” e “CareerGuidance – Crossing Chameleon”. O primeiro consiste num software para suporte à decisão na compra de matérias-primas e o segundo propõe sugestões para otimizar sessões de mentoria através de orientação de carreira virtual.

Sobre a conferência

A conferência da International Mentoring Foundation for the Advancement of Higher Education (IMFAHE) decorreu nos passados dias 24 e 25 de maio, este ano em formato virtual devido ao surto pandémico covid-19. A participação da UMinho pela primeira vez neste programa de mentoria internacional surge no seguimento da assinatura de um protocolo de cooperação com a IMFAHE, criada por e para profissionais afiliados às principais instituições do mundo.

Esta estrutura de mentoria internacional dirigida a estudantes de doutoramento integra 10 estudantes da UMinho ligados às áreas da engenharia, ciência e medicina (mentorandos) e 10 profissionais (mentores) provenientes de entidades mundialmente reconhecidas. Na UMinho, este programa visa promover o desenvolvimento profissional e educacional e a excelência de investigação, bem como fomentar a troca de conhecimento, a colaboração multidisciplinar, o empreendedorismo e a inovação, articulando-se com o Programa de Tutorias por Pares e Mentorias UMinho.