Paulo Flores, professor catedrático da UMinho, foi homenageado na Universidade de Wichita, nos Estados Unidos da América, pelos 20 anos de cooperação com aquela instituição norte-americana.

A distinção realizou-se no passado dia 24 de abril, na Universidade de Wichita, uma das mais prestigiadas universidades norte-americanas em Engenharia Mecânica e Aeroespacial. A homenagem ao Professor Paulo Flores decorreu no âmbito de uma visita ao National Institute for Aviation Research (NIAR) daquela instituição, que visou o estabelecimento de parcerias de colaboração cientifico-pedagógicas nas áreas da biomecânica e aeronaves. A cooperação entre as universidades do Minho e de Wichita teve início em 2003, aquando da primeira visita do professor Paulo Flores a Wichita no âmbito do doutoramento. Desde então, tem sido “constante e profícua a colaboração entre as duas instituições, principalmente no que se refere à realização de projetos de investigação e co-supervisão de estudantes de pós-graduação, tendo resultado em mais de 60 publicações conjuntas”.

Nascido há 50 anos em Vieira do Minho, Paulo Flores é licenciado e doutorado em Engenharia Mecânica pela UMinho e pós-doutorado pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suíça e pela Universidade do Arizona (EUA). Trabalha há 25 anos na UMinho, sendo professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica e investigador do Centro de Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS). Recebeu prémios científicos em vários países e é (co)autor de meio milhar de publicações científicas, técnicas e pedagógicas. Presidiu a Sociedade Portuguesa de Biomecânica, está na lista “World’s Top 2%” dos principais cientistas do mundo pela editora Elsevier e coordena ainda o maior festival europeu de minicarros (“Race Party”), que a 24 de maio espera 300 participantes de cinco universidades portuguesas.

Notícia: Braga TV