Chama-se Jorge Teixeira e tem 51 anos. O professor de Física e Química da Escola Secundária Dr. Júlio Martins, em Chaves, venceu no final do ano passado a terceira edição do Global Teacher Award 2020 & Teacher Inspiraton Week, um concurso mundial que distingue a excelência e inovação no ensino.
 
Jorge Teixeira conseguiu chegar à fase final deste concurso com a apresentação de um trabalho prático experimental, adaptado ao contexto pandémico, que realizou com a colaboração dos alunos do 10º ano de escolaridade. É o primeiro português a conquistar o Prémio. Em 2018 foi considerado o melhor professor de Portugal pelo concurso Global Teacher Prize e, no ano seguinte, ficou na lista dos 50 melhores docentes do mundo.
 
Jorge Teixeira fundou há 14 anos, na Escola Secundária Fernão de Magalhães, na cidade de Chaves, o “Clube do Ensino Experimental das Ciências”, com o objetivo de conciliar o ensino formal com o não formal. Natural de Chaves, é licenciado em Engenharia (ramo de Ciência dos Materiais) e em Física (ramo de Formação Educacional) pela Universidade de Coimbra e mestre em Física (Área de Especialização em Ensino) pela Universidade do Minho, e colabora na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro no Departamento da Didática da Ciência e Tecnologias.