​O Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho, em Braga, acolhe esta terça-feira - Dia Internacional da Educação -, às 14h30, o lançamento do Prémio de Literatura Infantil Betweien Edições. O novo concurso vai desafiar as associações portuguesas a apresentarem uma causa ou narrativa que possa ser retratada num conto original infantil, o qual será depois publicado em livro.

A sessão de lançamento, que coincide com a abertura das candidaturas, conta com as intervenções de Guilherme Pereira, pró-reitor da UMinho para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, de Teresa Vilaça, vice-presidente do IE, de Sara Reis da Silva, professora do IE e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança, bem como de Narciso Moreira e Helena Costa, respetivamente o diretor-geral e a diretora de Desenvolvimento e Comunicação da Betweien, uma spin-off educacional da UMinho.

O concurso visa premiar e promover contos originais associados a uma causa de uma instituição, que impactem visivelmente a sua comunidade e o território de intervenção. A instituição vencedora vai ter direito à edição gratuita de 500 exemplares do livro.

As candidaturas estão abertas de 24 de janeiro até 24 de fevereiro apenas a instituições portuguesas com o estatuto de associação. Há duas formas de candidatura: uma causa ou propósito, considerado válido para ser retratado num livro infantil, ficando neste caso a criação/produção da história a cargo da Betweien; ou uma narrativa/conto com base numa causa, considerada válida para ser retratada num livro infantil. Os detalhes e o formulário de inscrição estão em betweien.com/premioliteraturainfantil.

Vencedor anunciado no Dia do Livro Português

O júri do prémio, constituído por membros do IE e da Betweien, vai avaliar as propostas até 25 de março, com base em seis critérios: expressividade; assertividade/adequação; desenvolvimento literário/pessoal; qualidade; originalidade; e mensagem pedagógica. O anúncio do vencedor está agendado para 26 de março, Dia do Livro Português.

A Betweien, instalada em Braga e em Lisboa, dedica-se há 11 anos à conceção, ao desenvolvimento e à implementação de projetos educativos, além da criação e produção de recursos pedagógicos, sempre com o foco na inovação da Educação em Portugal. Detém o estatuto de spin-off da UMinho, sustentando o seu trabalho no resultado de estudos realizados e validados cientificamente nesta academia.