O CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias do Têxtil e do Vestuário atribuiu certificado às máscaras de uso comunitário reutilizáveis desenvolvidas pela Estamparia Adalberto.

Sediada em Santo Tirso, a empresa encontra-se a produzir máscaras de nível 2, ou seja, destinadas a serem usadas por profissionais que, não sendo da saúde, estão expostos ao contacto com um elevado número de indivíduos e que asseguram, por isso, uma capacidade de filtragem mínima de 90%. Este tipo de máscaras pode ser usado também pelo cidadão comum, se assim o entender.

As máscaras da Adalberto foram concebidas com o apoio da Universidade do Minho e de vários laboratórios portugueses e holandeses, para lhes conferir um conjunto de acabamentos funcionais, designadamente ao nível antimicrobiano e de retenção de bactérias e vírus, em conjunto com um gestor de humidade e anti-odor, como os que são utilizados nos equipamentos desportivos.

As outras empresas com máscaras de uso comunitário reutilizáveis que conseguiram a certificação do Citeve são a Vieira Pocargil, Bordimp, Cores Doutrora, Daily Day Studios, Quotidiandivertisy, Digit All e Location Available.

A Estamparia Adalberto é liderada por Mário Jorge Machado, alumnus de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho e mentor do Programa Mentorias UMinho 2020.