É antigo estudante de História da Universidade do Minho o vencedor do Galardão “A Nossa Terra” na categoria “Juventude”, atribuído a 16 de maio pela Direnor.

Nascido há 28 anos na cidade dos arcebispos, André Marcos trabalha na Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Braga, é diretor do Grupo Folclórico da Universidade do Minho (GFUM) e faz parte da Associação de Festas São João de Braga.

No passado dirigiu a Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho (ARCUM) e desenvolveu investigação sobre o tema da assistência à infância em Braga durante a Idade Moderna.

Atribuídos anualmente, os Galardões "A Nossa Terra" têm como objetivo reconhecer publicamente o mérito de cidadãos e entidades que se tenham destacado em ações de relevo em prol da comunidade. Ao todo, foram homenageadas 20 personalidades e entidades, escolhidas por um júri, sendo que o galardão da categoria “Saudade” premiou José Alberto Carvalho Araújo, professor e empresário, falecido em julho de 2022.