A doutoranda em Engenharia Eletrónica e Computadores criou um kit portátil que deteta o tipo de sangue em cinco minutos e é decisivo em situações de emergência. A tecnologia deu-lhe a vitória na 1ª edição do concurso da Audi e SICN, que visa promover jovens talentos portugueses.

Ana Ferraz, da Universidade do Minho, venceu a primeira edição do prémio nacional "Nação Inovadora", promovido pela Audi e SIC Notícias. A investigadora criou um kit portátil que deteta o tipo de sangue em cinco minutos e é decisivo em situações de emergência.

Na reta final do concurso "Nação Inovadora", que visa promover jovens talentos portugueses, estavam os empreendedores Miguel Neiva, também ex-aluno da UMinho e criador do código para daltónicos "ColorAdd", e Gonçalo Fortes, fundador da Prodsmart. O júri incluiu Joana Vasconcelos (artista), Miguel Pina Martins (empreendedor), Rosalia Vargas (presidente da Ciência Viva), Paulo Pereira da Silva (líder da Renova), Bárbara Coutinho (diretora do MUDE), entre outros. Na primeira fase do concurso, a organização tinha escolhido 25 talentos, em áreas tão díspares como arte, tecnologia, ciência ou arquitetura. Os três finalistas foram decididos por votação online até novembro.

"Fico muito satisfeita por reconhecerem o meu projeto. Foram oito anos de investigação, trabalho e dedicação para chegar a uma solução que poderá ajudar a salvar muitas vidas no mundo", disse Ana Ferraz, que recebeu 10 mil euros pelo prémio. A tecnologia já tinha vencido o maior concurso mundial de tecnologia para universitários, o Microsoft Imagine Cup, na Rússia, e foi elogiada pelos profissionais de saúde e pela sociedade civil, esperando-se agora a sua comercialização.

Ana Ferraz defende em breve a tese de doutoramento em Engenharia Eletrónica e Computadores, que é dedicada a este projeto, tendo a orientação de Vítor Carvalho e José Machado. Natural de Barcelos e com 29 anos, fez a licenciatura em Informática para a Saúde no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), o mestrado em Bioinformática na UMinho e ​​é investigadora no Centro Algoritmi da Escola de Engenharia da UMinho, em Guimarães. Tem recebido várias distinções, publicado em revistas internacionais e representado Portugal em congressos.​