Este conselho é responsável por colaborar com o governo na formulação e implementação de estratégias para o crescimento do sistema científico e tecnológico nacional, promovendo a inovação e a competitividade internacional.O vice-presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Raul Fangueiro, foi nomeado para o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). A notícia foi avançada, esta sexta-feira, pela Fibrenamics, nas várias plataformas digitais da associação.
"Com a presença de Raul Fangueiro neste órgão, espera-se uma contribuição ativa para o fortalecimento do sistema de inovação em Portugal, nomeadamente através da promoção da ciência em língua portuguesa, da internacionalização da investigação científica e tecnológica, e da aproximação da ciência à sociedade e às indústrias", pode ler-se no comunicado.
"Sinto-me muito honrado por ter sido convidado pelo Governo português para integrar esta Comissão. Poder contribuir para a política nacional no que respeita à ciência, à tecnologia e à inovação é, para mim, um fator de grande contentamento, até porque, ao longo dos meus vários anos de carreira, tenho trabalhado muito a questão da integração da ciência e do conhecimento científico em tecnologias inovadoras e produtos inovadores", referiu o fundador da Fibrenamics em declarações à RUM.
Para Raul Fangueiro, é importante que a ciência "chegue a cada um de nós e traga melhor qualidade de vida, que resolva problemas às pessoas" e, portanto, a Universidade do Minho e, em particular, a Escola de Engenharia "tem trabalhado muito essa questão".
O CNCTI tem como missão colaborar no desenvolvimento e sustentação do sistema científico e tecnológico nacional, promovendo a articulação transversal das políticas de ciência e tecnologia e assegurando o aconselhamento científico às várias entidades governamentais. De acordo com o Decreto-Lei nº 63/2019, o CNCTI é constituído por representantes de instituições de investigação e desenvolvimento (I&D), centros tecnológicos, universidades e outras instituições de referência em Portugal, garantindo uma pluralidade de perspetivas e conhecimentos.
Notícia: RUM