O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho celebra esta sexta-feira, dia 8 de novembro, o seu 43º aniversário. A sessão acontece às 14h30, na sala de atos do ICS, no campus de Gualtar, em Braga, e a abertura da mesma conta com as intervenções do reitor Rui Vieira de Castro e da presidente do ICS, Helena Machado.

A cerimónia comemorativa deste ano tem como tema “A Memória” que servirá de mote para a conferência “Mudanças, Ruturas e Continuidades”, proferida a partir das 15h30 por Miriam Halpern Pereira, professora aposentada do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). A cerimónia prevê ainda a entrega do Prémio de Mérito Escolar Almedina, seguida do anúncio da fotografia vencedora do concurso “Representações da Memória”. A iniciativa tem entrada livre e deve contar com dezenas de professores, de investigadores, de estudantes, de pessoal administrativo, técnico e de gestão e de personalidades da região.

O ICS é uma das maiores unidades orgânicas da UMinho, tendo valências nos campi de Gualtar e de Azurém (Guimarães). Integra 76 docentes, 14 funcionários, 715 estudantes de graduação e 608 de pós-graduação, que se distribuem por seis licenciaturas, nove mestrados e sete doutoramentos. Possui os departamentos de Ciências da Comunicação, Geografia, História e Sociologia, além de cinco centros de investigação: o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), em parceria com a Escola de Arquitetura, e os polos do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-UMinho), do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS-UMinho) e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho). O seu site está acessível através de www.ics.uminho.pt.