Daniela Duarte Campos é uma das cientistas distinguidas pelo European Research Council com uma bolsa milionária no valor de 1.5 milhões de euros.

A povoense de 36 anos está a investigar um novo método para o tratamento da insuficiência cardíaca que poderá no futuro ser uma alternativa segura para os doentes que aguardam um transplante de coração.

Mais concretamente, trata-se de uma ferramenta de bioimpressão cirúrgica capaz de fabricar, diretamente no coração, tecido muscular a partir de células-tronco e com o auxílio da luz.

Daniela Campos é mestre em Engenharia Biomédica pela UMinho e doutorada em Engenharia de Tecidos pela Universidade Técnica de RWTH Aachen, na Alemanha. Passou há dois anos para a Universidade de Heidelberg, onde coordena o grupo “Bioprinting for tissue and organ engineering” no Centro de Biologia Molecular.