A Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA) acaba de distinguir o nosso alumnus Ricardo J. Carvalhido com a menção honrosa do Prémio Nacional de Ambiente, pelos serviços prestados em prol da conservação da natureza, destacando o projeto Geoparque Litoral de Viana do Castelo, nascido de uma investigação que desenvolveu na UMinho.

Ricardo Jorge Carvalhido, vianense de 38 anos, licenciou-se em Biologia e Geologia e doutorou-se em Ciências - especialidade de Geologia pela UMinho. É, desde 2017, vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com os pelouros do Ambiente e da Biodiversidade, Ciência, Inovação, Conhecimento e Projetos Educativos.
 
Criada em 1991, a CPADA é a maior organização ambientalista portuguesa. Integra Associações de Defesa do Ambiente e Organizações Não Governamentais de Ambiente, de âmbito nacional, regional e local, de grande diversidade temática (conservação da natureza, ordenamento do território, património construído, ambiente urbano, transportes alternativos, bem-estar animal, agricultura biológica, educação ambiental e atividades específicas), que representam, no seu todo, dezenas de milhar de associados.