Dela Marmy, projeto em nome próprio de Joana Sequeira Duarte, apresenta o segundo single do EP Captured Fantasy, álbum editado no final de março de 2020, com fotofilme para “Flying Fishes”. Esta colaboração artística conta com o fotógrafo Alípio Padilha, a realizadora Joana Lourenço e a própria Joana Sequeira Duarte.

O fotofilme parte da ideia contida na composição musical, em justaposição à letra. Assim, identificando na música os temas de continuidade, movimento, procura, leveza, melancolia e mantra, transpôs-se para o nível visual, e através da sobreposição fotográfica, diferentes nuances da aquietação entre o corpo e cosmos, esse lugar em reposicionamento constante perante as movimentações da vida e, da Natureza, da qual a primeira é parte integrante.

A letra de “Flying Fishes”, escrita por Raquel Serejo Martins a convite de Joana Sequeira Duarte, acrescenta ainda uma outra perspetiva ao fotofilme e à canção.

“Flying Fishes”, a par da totalidade do EP, é produzido pelo músico e produtor Charlie Francis (também no baixo e misturas), com as participações de Nuno Roque (gravação e mistura), Vasco Magalhães (bateria), Tiago Brito e Steven Goundrey (guitarras) e Steve Fallone (masterização).

O fotofilme de “Flying Fishes” pode de ser visto no YouTube, bem como o vídeo do single “Not Real”, realizado pela Casota Collective. O álbum completo está disponível para streaming e download nas várias plataformas digitais.

Biografia

Joana Sequeira Duarte tem desenvolvido o seu trabalho artístico no cruzamento interdisciplinar entre a Música e Performance. Estreou-se, em 2019, em nome próprio com o projeto Dela Marmy, editando os singles “Empty Place”, “Stellar”, “Mari Wolf” e “Secretly Here”, que viriam a resultar num primeiro EP Dela Marmy.

Em 2017 Joana teve o enorme prazer de participar no Festival da Canção, com a autoria da letra “My Paradise” para a composição de Toli César Machado (GNR) e interpretação de David Gomes. Entre 2011 e 2017 integrou a banda The Happy Mess, tendo participado na criação de dois álbuns e ao vivo em inúmeros concertos, em auditórios e festivais, em Portugal e no estrangeiro.

Formada em Dança pela Escola Superior de Dança do IPL e em Arquitectura pela Universidade do Minho, especializou-se em Performance e Coreografia no Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança (Lisboa). Estudou piano na Escola de Música Osnabrück (Vilarandelo / Valpaços) e concluiu o 5º Grau de Piano e Formação Musical (Conservatório de Música do Porto).

Como coreógrafa e música, o seu trabalho performativo tem-se debruçado, sobretudo, nestas duas áreas artísticas, como são exemplo: o dueto em co-criação com Lucia di Pietro, Fantastic Moments of Understanding; a peça de grupo The Dross; e o solo “That soundddddd buuuuufffffff”.

Como performer, foi intérprete de Madalena Brak-Lamy em "Into the Tranquility" e "Passion Fruits" e participou em Oil Aint’ All, JR do Teatro Praga, Sub-Reptício – Corpo Clandestino de Vera Mantero, Ana Borralho, João Galante e Manual de Instruções de Victor Hugo Pontes.

Notícia: E-Cultura