Todas as semanas, a RUM - Rádio Universitária do Minho divulga a história de ex-alunos da Universidade do Minho que vivem no estrangeiro. Hoje viajamos até Cabo Verde ao encontro de Carlos Santos, que estudou Comunicação Social na academia minhota.

Depois de uma temporada em Braga, o alumnus do Instituto de Ciências Sociais da UMinho decidiu regressar ao seu país natal, onde é diretor da Rádio de Cabo Verde e jornalista da Rádio Televisão Cabo-verdiana. Preside ainda ao Sindicato dos Jornalistas de Cabo Verde e é autor do livro "O Megafone do Poder", lançado em 2017.

“Ser jornalista em Cabo Verde é um desafio! Existe ainda uma cultura enraizada de um jornalismo muito institucional, que segue a agenda das fontes organizadas, dos partidos, do Governo e dos sindicatos. É difícil romper com essa forma de fazer jornalismo, mas tenho procurado fazer conteúdos diferentes, nomeadamente um programa semanal de debate sobre as grandes questões que marcam a atualidade do país”, afirma Carlos Santos, que chegou a ser jornalista da RUM - Rádio Universitário do Minho.

Ouvir entrevista integral realizada para o programa “Alumni pelo Mundo”, da RUM: https://rum.pt/shows/alumni-pelo-mundo