Apaixonado por desporto e pela comunicação, Nuno Moura optou pela segunda área, e viria a especializar-se em Marketing Digital. Aliaria as duas paixões ao rumar à Nike, em Londres e, depois, EUA, regressando a Portugal para assumir a Direcção de Marketing da Federação Portuguesa de Futebol 

Desde jovem que tinha duas paixões: uma pelo desporto, outra pela comunicação. O que o levou a hesitar se escolheria Desporto ou Comunicação Social. A escolha recaiu na segunda, apesar de ser filho de um futebolista profissional, o que o fez equacionar seguir as pisadas do pai. Mas o sonho de Nuno Moura, director de Marketing da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em ser um bom comunicador traçou o seu percurso. O bichinho pela televisão levou-o a um estágio na SIC Notícias, para finalizar a sua licenciatura em Ciências da Comunicação, onde passou seis meses enquanto jornalista, tendo inclusive participado na produção de alguns programas, o que lhe permitiu desempenhar outras funções no mundo da televisão. 

Findados esses seis meses, teve um convite para a MTV em Portugal. «Entrei para trabalhar na parte editorial. Analisava audiências, os conteúdos com maiores performances, as grelhas de programação. Era uma componente diferente do que tinha feito, de análise e decisão. Mas tive a oportunidade de participar na criação de conteúdos, através de entrevistas, por exemplo. E fui uma espécie de community manager através da televisão, um conceito que nem existia na altura», afirma Nuno Moura. 
Seguiu-se, em 2005, a ida para a sede da MTV Europa, em Londres, focando-se na parte editorial dos vários canais para o Sul da Europa, com foco no digital, como o site e conteúdos para dispositivos móveis. 

Três anos volvidos, regressa à MTV Portugal e, meses depois, surge um convite da fullsix, do Reino Unido, para coordenar, em Lisboa, toda a operação de Marketing Digital para diversas empresas e marcas internacionais. Chegou a trabalhar a Betclic, que patrocinava vários clubes de futebol e atletas, criando campanhas, tendo sido esta a primeira abordagem ao universo do desporto. 

Surge novo desafio em 2010, na Tag Worldwide, coordenando grandes projectos de Marketing Digital para várias marcas, como a T-Mobile ou Absolut. Um ano depois, recebeu o convite de um head hunter para uma entrevista na Nike. O seu background digital e o facto de ter trabalhado contas relacionadas com desporto (juntamente com o seu gosto pessoal por esta área) levaram Nuno Moura para Londres, onde permaneceu durante dois anos. Foi "promovido" e partiu para os Estados Unidos da América, onde ficou quatro anos, liderando a estratégia de Marketing Digital da marca a nível mundial. 

«Ao longo da minha carreira tive projectos fantásticos, pelos quais me apaixonei e muito me orgulho. Mas os que desenvolvi na Nike foram os que mais impacto tiveram no consumidor. E em mim também», afirma. Destaca os lançamentos das colecções de Cristiano Ronaldo, desde calçado a vestuário de performance desportiva e o desenvolvimento do Nike The Chance, um programa mundial que dava a oportunidade a jovens fute​bolistas de se tornarem profissionais. 

O trabalho desenvolvido, especialmente na utilização da tecnologia para aproximar os consumidores às marcas, conhecê-las e, assim, personalizar as ofertas da marca às necessidades, foi reconhecido internacionalmente. Conquistou o galardão "Leaders under", na categoria de Digital & Technology,sagrando-se como o melhor líder mundial na indústria do desporto nesta área. «Não estava à espera. Fiquei superorgulhoso e deu-me mais alento para continuar a trazer so​luções inovadoras ao mundo do Marketing Digital», afirma Nuno Moura. Tinha acabado de completar 10 anos a trabalhar no estrangeiro quando, no final de 2016, após a vitória de Portugal no Europeu, foi contactado pela Federação Portuguesa de Futebol. O facto de Portugal ser uma das selecções patrocinadas pela Nike fez com que, em 2016, Nuno Moura fosse um dos responsáveis da comunicação global da marca em torno do Europeu 2016. «O conteúdo principal dessa campanha era um filme onde constava a equipa portuguesa. Já havia, portanto, uma proximidade para com a marca Selecção Nacional», recorda. 

Posteriormente, a FPF mostrou interesse em Nuno Moura, convidando-o a assumir o cargo de director de Marketing e, entre outros desafios, propondo-lhe a tarefa de tornar mais forte e acelerar a globalidade da FPF. «É uma alegria fantástica. Foi o culminar de um sonho: é a minha selecção, a minha bandeira, permitia-me um regresso a casa. Foi a oportunidade de me juntar a um projecto altamente ambicioso e viver a minha paixão pelo futebol», afirma o director. 

Quanto ao futuro, sendo um cidadão do mundo que já viveu em vários países, não descarta nova ida para o estrangeiro, mas assume estar totalmente focado na FPF. «Adoro o que faço e sinto-me extremamente bem onde estou. Quero continuar a evoluir, a ser pioneiro em diversas áreas do Marketing, a trazer trabalho de que me orgulhe e que tenha um grande impacto», finaliza Nuno Moura. 

Notícia: Marketeer