A professora Manuela E. Gomes foi empossada como presidente do I3Bs – Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho. O I3Bs é constituído pelo Grupo de Investigação 3B’s e pelo 3B’s Inovação e Serviços, e sedia o Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa e o The Discoveries Centre – Centro de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão.

O The Discoveries Centre é financiado com 15 milhões de euros pela Comissão Europeia e coordenado pela Universidade do Minho (UMinho) e tem como parceiros a University College London (UCL), e as Universidades do Porto, Aveiro, a Nova de Lisboa e a Universidade de Lisboa.
Manuela E. Gomes tem como vice-presidentes os investigadores Alexandra Marques, Miguel Oliveira e o professor Nuno Neves, que tomam posse na mesma sessão de investidura, bem como os membros do conselho científico do I3Bs.

Manuela E. Gomes licenciou-se em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na Universidade do Porto, fez o mestrado em Engenharia de Polímeros na UMinho, em cooperação com uma empresa da Holanda, e doutorou-se em Ciência e Tecnologia de Materiais – Engenharia de Tecidos/Materiais Híbridos, em colaboração com a Universidade de Rice (Houston, EUA).

Manuela E. Gomes é professora da Escola de Engenharia da UMinho e investigadora do Grupo 3B’s, que ajudou a fundar em 1999.

A cientista, que centra a sua investigação no trabalho com osso, cartilagem e em estratégias de engenharia de tecidos do tendão, já recebeu vários prémios internacionais, incluindo o Young Investigator Award 2013, da Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, e uma bolsa de consolidação de carreira de dois milhões de euros, atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação, para desenvolver substitutos biológicos de tendões e ligamentos.

Manuela E. Gomes é autora de sete patentes, dois livros, 34 capítulos, 175 artigos científicos em revistas internacionais e mais de 260 comunicações.

O I3Bs é a primeira unidade orgânica de investigação criada em universidades públicas portuguesas, no âmbito do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior de 2007, e resulta da evolução do Grupo 3B’s, liderado pelo professor catedrático Rui L. Reis.

Este centro de investigação tem como principal missão promover o avanço científico e tecnológico no âmbito dos biomateriais, da engenharia de tecidos humanos, da medicina regenerativa e de precisão, dos polímeros e compósitos para aplicação biomédica, dos biocerâmicos, da biomedicina, da nanomedicina, da bionanotecnologia, das células estaminais, dos novos materiais e recursos de origem natural, incluindo recursos de origem marinha, bem como a formação avançada nas suas áreas de atividade e a divulgação da investigação junto da comunidade científica e da sociedade civil.