A Universidade do Minho (UMinho) e a Universidade de São Paulo assinaram hoje um protocolo estratégico na área da investigação.

Com um financiamento de cerca de 75 mil euros de ambas as universidades, o documento vem reforçar a actividade conjunta entre as academias que ao longo dos anos já publicaram mais de 800 trabalhos e envolveram cerca de 400 docentes nos projectos divulgados. A iniciativa vai financiar professores, investigadores e estudantes de pós-graduação vinculados à UMinho, no caso da Universidade de São Paulo, apenas docentes e alunos de pós-graduação estão aptos a participar.

O Presidente da Agência de Cooperação Académica Nacional e Internacional da Universidade de São Paulo, Raúl Machado Neto, realça a importância da iniciativa que "reconhece as pessoas que estão comprometidas em trabalhar em conjunto entre as duas universidades", permitindo também uma "maior" longevidade nesse mesmo reconhecimento, ao atingir professores e alunos de pós-graduação.

O docente adiantou ainda que esta "é uma oportunidade muito especial" para os projectos seleccionados, na medida em que vão criar propostas para as agências de pesquisas internacionais e obter recursos para trabalhos em conjunto.

Ideia é cobrir todas as áreas científicas

O vice-Reitor, Rui L. Reis, indicou que este documento vem promover a realização de projectos de investigação em áreas de interesse "comum", mas a ideia é cobrir "todas" as áreas científicas. O responsável destacou também o facto deste financiamento estar aberto a uma terceira parte. Para além dos fundos alocados por parte das universidades poderá exisitir um outro fundo introduzido nestas investigações, anunciou.

Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho, considera que assinatura deste protocolo vem "incentivar" e "reforçar" as relações entre as duas universidades no domínio da investigação, ressalvando também que os trabalhos em conjunto com a USP "têm tendência a ter um maior impacto a nível internacional", daí uma aposta maior nas relações entre as duas academias. "A nossa expectativa é que esta iniciativa tenha a resposta adequada por parte dos nossos invstigadores e estamos certos que isso vai acontecer", sublinhou.

O protocolo tem uma duração de três anos, ainda que os representantes das duas universidades acreditem num prolongamento natural. As candidaturas de projectos têm início no ano de 2019 e prolongam-se até 29 de Março com os resultados a serem divulgados a 30 de Abril.

Notícia: RUM