No próximo dia 15 de Outubro, o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho organiza um debate sobre o tema “Incêndios: O que mudou num ano?”. O evento vai contar com uma série de convidados que vão argumentar e fazer uma balanço do que mudou desde os grandes incêndios que atingiram Portugal há exactamente um ano, com destaque para o concelho de Braga.

A RUM esteve à conversa com um dos convidados o director da licenciatura de Protecção Civil e Gestão de Território da Uminho, António Bento Gonçalves, que reconheceu já existirem algumas mudanças quanto ao combate aos incêndios, mas que ainda assim, "não são estruturais”. 

 “Ordenar o nosso território e gerir a nossa floresta" é uma das sugestões imediatas do investigador.  "Temos também de educar os políticos para que possam tomar decisões muito mais informadas, os jornalistas para que possam informar de uma maneira muito mais séria, os cientistas que consigam investigar, os proprietários florestais para que possam fazer uma gestão muito mais sustentável e toda a população para que possa usufruir sem prejudicar a floresta”, sugere o docente.

O resto do painel de convidados é constituído Paula Ferreira, Editora-executiva Adjunta do Jornal de Notícias, por Ana Melo, Investigadora do CECS com moderação de Madalena Oliveira também Investigadora deste Centro.​

O evento tem início às 18h da próxima segunda-feira, no Auditório de Engenharia II, do Campus de Gualtar. A entrada é livre. 

Notícia: RUM