​Setembro assinala a entrada em Funções do novo diretor-geral da APED: Gonçalo Lobo Xavier. Com um percurso profissional ligado à indústria, inovação, ao conhecimento e às questões económicas e sociais da União Europeia, Gonçalo Lobo Xavier propõe-se "defender a afirmação de um setor cada vez mais competitivo e moderno, com o foco permanente no consumidor". 

Em seu entender, "a distribuição vive hoje um momento único com novos desafios e a adoção de práticas que estão a contribuir para uma maior sustentabilidade e consciência ambiental". É, por isso, "urna enorme responsabilidade e honra poder contribuir para este desígnio". 

Já o presidente da APED, Jorge Jordão, sustenta que a experiência de Gonçalo Lobo Xavier "será uma mais-valia para um setor relevante da economia nacional e que está em permanente modernização". "É a pessoa indicada para preparar o setor para os novos desafios da economia digital", sublinha. 

Gonçalo Lobo Xavier foi assessor na Associação das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas e Afins de Portugal, onde cooperou nas áreas de promoção de serviços e na identificação de oportunidades e prospeção de mercados. É membro, indicado pela CIP - Confederação Empresarial de Portugal, do Comité Económico e Social Europeu (CESE), órgão consultivo da União Europeia, de que foi vice-presidente com o pelouro da Comunicação até abril deste ano. Integra também a comissão executiva da Unidade de Missão PORTUGAL IN, que tem por objetivo fomentar a captação de investimento direto estrangeiro á margem do Brexit e é, além disso, Delegado Nacional para a Inovação nas PME e Financiamento de Risco, no âmbito do HORIZON 2020. Durante 12 anos, exerceu as funções de diretor executivo da Rede de Centros Tecnológicos de Portugal (RECET). 

Licenciado em gestão e administração de empresas pela Universidade do Minho, tem várias formações nas áreas da internacionalização e liderança na Porto Business School, tendo concluído o "Orchestral winning performance leadership course" no IMD International School, em Lausanne, em julho de 2017. 

Notícia: Store Magazine