A segunda fase da parceria entre a Universidade do Minho e a Bosch terminou com a apresentação das várias soluções que fizeram parte da Innovative Car HMI, um programa que envolveu mais de 400 engenheiros e investigadores e cujos resultados alcançados “são um fator de motivação para a continuidade das atividades de investigação e desenvolvimento”.

No Innovative Car Experience, as muitas pessoas presentes puderam contactar de perto com aquela que para Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, é “uma experiência única no contexto português e, provavelmente, no contexto europeu”.

Entre os projetos rumo ao futuro da condução autónoma e que vieram “provar que as universidades podem ser parceiros ativos e dar contribuições decisivas” encontravam-se soluções como um sistema de estacionamento autónomo e de comunicação entre carros.

Antecipando o desafio que a condução autónoma irá trazer para a Interface Homem- Máquina (HMI) e assumindo o carro como o terceiro lugar onde as pessoas passam mais tempo (para além do lar e do local de trabalho) foi revelado como será o “Cockpit do futuro”, um espaço de interatividade e conectividade, dentro e fora do veículo, que vai permitir libertar o condutor para outras tarefas. Isto tudo com uma base de confiança plenamente estabelecida.

Mas, porque o fator humano estará sempre presente, com vicissitudes que lhe são características como o cansaço físico, o futuro também vai conseguir monitorizar se o condutor está em condições para conduzir ou se está demasiado sonolento ou distraído através de uma câmara de monitorização instalada, de forma impercetível, no painel de instrumentos.

A Bosch e Universidade do Minho (UMinho) submeteram candidaturas para um investimento acima dos 100 milhões de euros ao abrigo da nova fase de uma parceria que pretende "revolucionar o paradigma da mobilidade", revelaram hoje aquelas entidades.

O anúncio foi hoje feito durante um evento no Forum Braga, "Innovative Car Experience", que marcou a estreia em Portugal de tecnologias como a comunicação entre carros, tendo também servido para apresentar os resultados já alcançados por aquela parceria, que desde 2013 já envolveu um investimento de 76 milhões de euros.

"Os projetos em que estamos envolvidos mostram claramente que Portugal e, mais concretamente, a Bosch em Braga, está na linha da frente no domínio da mobilidade. Daqui estão a sair soluções tecnológicas avançadas para os veículos do futuro, em parte graças às sinergias estabelecidas com a Universidade do Minho", afirmou no evento Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal e administrador técnico da empresa em Braga.
 
Estes foram alguns dos 20 projetos apresentados ao longo de dois dias no Forum Braga:
 
 
HOME ZONE PARK ASSIST
O Home Zone Park Assist é o sistema de estacionamento autónomo da Bosch. Tudo o que o condutor tem de fazer é sair do carro, pegar no smartphone, ativar a função com um toque no display e ficar a ver a manobra de estacionamento. O veículo tem a capacidade de circular dentro do parque, evitando obstáculos como outros carros ou peões, procurar um lugar livre e estacionar, otimizando o espaço necessário para o efeito. O condutor pode ainda usar o Home Zone Park Assist para que o carro saia do parque de forma autónoma.
 
 
PROTÓTIPO COM COMPONENTES DA MOBILIDADE AUTÓNOMA
Os sensores e as câmaras são sistemas essenciais para a condução autónoma. O veículo deve ser capaz de ler o que está ao seu redor e agir de forma preventiva, garantindo a segurança dos seus ocupantes. A maquete mostra as tecnologias da Bosch incluídas no carro autónomo, dispondo a informação através de realidade aumentada.
 
 
SENSOR DE MOVIMENTO E POSICIONAMENTO DE VEÍCULOS
Essencial para a condução autónoma, este sensor melhora significativamente a precisão da localização do veículo, em comparação com os sistemas comerciais atuais, para valores inferiores a 0.5m. O sensor usa vários sistemas de navegação por satélite, incluindo GPS e Galileo, sensores inerciais e poderosos algoritmos de fusão para determinar a posição precisa do veículo.
 
 
CANCELAMENTO ATIVO DO RUÍDO
O veículo do futuro pretende ser um ambiente confortável e agradável para quem o habita e a diminuição do ruído é uma condição essencial para que se possa chegar a esta realidade. Neste sentido, a solução de cancelamento ativo do ruído diminui o ruído proveniente do motor e das vibrações geradas no contacto das rodas com a estrada. Esta tecnologia permitirá criar “bolhas” silenciosas ou zonas de privacidade sonora no interior dos automóveis.
 
 
COMUNICAÇÃO ENTRE CARROS
Este sistema de comunicações [veículopara-veículo, veículo-para-infraestrutura e veículo-para-peão] possibilita, com recurso a redes veiculares baseadas na tecnologia Wi-Fi, a identificação automática de situações de perigo ou de emergência e desencadeie mecanismos de alerta. O veículo é capaz de transmitir, receber e analisar informação sobre o ecossistema que o rodeia, em permanência, e tomar decisões de forma preditiva.
 
 
APLICAÇÕES CLOUD PARA VEÍCULOS INTELIGENTES
O Innovative Car HMI investigou e desenvolveu aplicações cloud para veículos inteligentes e está a prototipar novos conceitos de sistemas de assistência avançada do condutor. O conceito de estilo de condução, ou o perfil de condução, e a qualidade do pavimento da estrada poderão fornecer informação relevante para a condução autónoma. Será demonstrada a aplicação destes sensores nos autocarros da TUB – Transportes Urbanos de Braga, com o objetivo de melhorar a qualidade e eficiência dos transportes públicos em Braga.
 
 
COCKPIT DO FUTURO
A condução autónoma e conectada traz desafios empolgantes para a Interface Homem-Máquina (HMI). O carro do futuro vai oferecer funcionalidades intuitivas e estará sempre online, conectado com o que o rodeia e conduz-se de forma autónoma. Assumindo o carro como o nosso terceiro espaço de vivência, o HMI vai permitir estabelecer a confiança do condutor no carro libertando o utilizador para outras tarefas enquanto o veículo conduz. Este protótipo mostra algumas funcionalidades do “cockpit do futuro”, que passa por um espaço de interatividade e conetividade dentro e para fora do veículo. E o futuro é já amanhã.
 
 
CÂMARA DE MONITORIZAÇÃO DO CONDUTOR
A câmara de monitorização do condutor, instalada, de forma impercetível, no painel de instrumentos, permitirá ao veículo saber se o condutor está em condições para conduzir, demasiado sonolento ou mesmo distraído. Poderá reconhecê-lo e adaptar-se a ele. Além disso será possível interagir com os menus multimédia através do olhar. Isto acontece sem perturbar o condutor ou induzir stress.
 
 
CÂMARA DE MONITORIZAÇÃO DE OCUPANTES
No contexto de condução assistida e autónoma, surge a necessidade de monitorizar os ocupantes dos veículos. A extração da postura dos ocupantes é a base para o conhecimento dos seus movimentos e ações. Alguns casos práticos são a monitorização do condutor em situações de condução assistida, em que será exigido ao condutor reassumir a tarefa primária ou a monitorização dos ocupantes para efeitos de segurança em contexto de veículos partilhados.
 
SISTEMA DE MILK-RUN AUTÓNOMO
A movimentação de cargas por máquinas autónomas otimizará em tempo-real a utilização dos recursos, permitindo passar de uma metodologia milk-run para uma metodologia tipo táxi (on demand). Isto vai contribuir para uma política de redução de stocks através do aumento da eficiência dos movimentos pick-move-drop. Tal será possível através da implementação de dois subsistemas: (1) plataforma central – sistema servidor onde são implementadas regras de negócio para construção dos serviços a executar (carga a movimentar) e com ligação ao sistema de informação; (2) plataforma móvel autónoma – veículo com capacidade de executar os serviços construídos na plataforma central (sem intervenção dos operadores), reportando o estado da máquina e o progresso da execução do serviço em curso.