Dulce Faria, alumna da Universidade do Minho tomou posse, no passado dia 5 de Junho, do cargo de Diretora do Agrupamento Escolar de Eiriz, em cerimónia presidida por Humberto Brito.

A ex-aluna da academia minhota começou o seu percurso académico em 1982 com o Curso de Educadores de Infância Pela Escola do Magistério Primário de Guimarães, , seguiu-se em 2003 com o Complemento de Formação Científica para Educadores de Infância no domínio de especialização em educação para a primeira Infância - Escola Superior de Educação de Fafe para, mais tarde, em 2010, se tornar Mestre em Ciências da Educação, área de Especialização em Administração Educacional na Universidade do Minho. Terminou o mestrado com uma média de 15 valores.

A nível profissional, foi Vice - Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Eiriz entre 2003 e 2009, Adjunta da Direção Executiva do Agrupamento de Escolas de Eiriz  entre 2009 e 2012, Subdiretora do Agrupamento de Escolas de Eiriz no ano letivo de 2012/2013 e Diretora do Agrupamento de Escolas de Eiriz de 2014 a 2018.
Foi agora reconduzida no cargo de Diretora do Agrupamento de Escolas de Eiriz para o mandato de 2018 a 2022.

No seu programa de ação, Dulce Faria pretende dinamizar um modelo organizacional articulado com as diferentes estruturas de gestão pedagógicas, administrativas e institucionais, com base na confiança, transparência e participação democrática de todos os atores educativos, assente em três domínios de atuação estratégica: promover uma cidadania ativa na comunidade educativa, melhorar os resultados escolares e desenvolver uma liderança baseada em práticas colaborativas.
Quer ainda, com base nestes pressupostos, definir objetivos e nortear nos alunos não só uma cultura científica e artística, mas também, um perfil de base humanista, tendo na dignidade humana o seu valor fundamental, incutindo valores tais como: liberdade, responsabilidade, cidadania, excelência e exigência, mas também curiosidade, reflexão e inovação.

A Diretora pretende desenvolver uma gestão responsável e racional de recursos pedagógicos, financeiros, culturais, administrativos e patrimoniais, com vista à melhoria da qualidade do funcionamento das diversas escolas e à prestação de um serviço público de qualidade, valorizando, sempre, a dimensão humana nas relações interpessoais entre todos os atores educativos (escola, família, parceiros e agentes locais).

Finalmente, espera contar com toda a Comunidade Educativa com vista à construção de uma Escola melhor, onde todos aprendam, se formem e trabalhem com prazer e motivação. Apelou a todos os parceiros institucionais a mobilização por esta causa, porque considera que em educação não existem vencedores individuais.