A Universidade do Minho promove a 27 de outubro, a partir das 9h30, no salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga, o evento “Um compromisso com a sociedade - A UMinho comprometida com o desenvolvimento e com a construção do futuro”. O programa conta com a presença do ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor, e do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, bem como de personalidades de relevo nacionais e estrangeiras.

O evento pretende espelhar o contributo e os impactos da UMinho enquanto motor para o desenvolvimento socioeconómico, para além de refletir o compromisso e contributo que as sociedades podem assumir - e devolver - junto das Universidades, reconhecendo o seu papel central e diferenciador.

É neste contexto, de compromisso e envolvimento entre a academia e a sociedade, que será lançada publicamente, no final do evento, a campanha de fundraising "UMinho F2020 - Um compromisso com a sociedade". Esta campanha pretende constituir-se como uma estratégia complementar de angariação de verbas, provenientes da sociedade, para o desenvolvimento específico projetos estratégicos da UMinho, num quadro de efetivo envolvimento de personalidades e empresas comprometidas com a nossa academia.

Parte I:  Da UMinho para a Sociedade:  UMinho como motor de desenvolvimento

​09h30 – 11h00: Abertura
António M. Cunha, Reitor
Boas-vindas
Fernando Alexandre, Pró-Reitor para a Valorização do Conhecimento
O impacto da UMinho no desenvolvimento
Artur Santos Silva, Fundação La Caixa
As Universidades e o Desenvolvimento socioeconómico
Manuel Heitor, Ministro Ciência Tecnologia e Ensino Superior

11h30 - 13h00: ​Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo

Ave Park e Discoveries Centre
Rui L. Reis
Parceria Bosch-UMinho
Carlos Ribas
InvestBraga, Startup Braga e Innovation Arena
Carlos Oliveira
Medtech Park
António Murta

Parte II:   Da Sociedade para a UMin​ho:  fundraising de projetos estratégicos

14h30 – 15h45: Experiências Internacionais

Soluções de Financiamento ao Empreendedorismo
Entrepreneurship financing solutions
Neil Crabb, Frontier IP (Cambridge)

MIT como motor de inovação e economia: Como? Porquê?
Tony Knopp (MIT Industrial Liaison Program)​

​15h45 – 16h45:  A Campanha UMinho ​F2020

António M. Cunha e Rui Vieira de Castro
Estratégia de Fundraising