O INL (International Iberian Nanotechnology Laboratory) e a Universidade do Minho venceram a 8ª edição do Food and Nutrition Awards, na categoria Investigação e Desenvolvimento, com o projeto GeLife - oleogéis para a substituição de gorduras e desenvolvimento de produtos mais saudáveis.

O projeto, desenvolvido pelo grupo de investigação Processamento de Alimentos do INL, e é liderado por Miguel Cerqueira, antigo aluno de engenharia biológica, e Lorenzo Pastrana e conta com a colaboração dos ex-alunos e investigadores Centro de Engenharia Biológica da UMinho, Artur Martins e António Vicente.

Esta é já a segunda vez que um projeto do CEB vence os Food & Nutrition Awards. Em 2015, o projeto Nutricap tinha sido escolhido como o vencedor na mesma categoria.

Sobre o projeto

O projeto GeLife tem como objetivo o desenvolvimento de oleogéis para a substituição de gorduras saturadas e tipo trans em alimentos, como forma de melhorar o seu perfil, possibilitando assim a melhoria da saúde dos consumidores.

O GeLife permitirá, assim, ao consumidor usufruir de produtos alimentares mais saudáveis, mantendo as características dos alimentos originais no que diz respeito ao sabor, textura e cor.

Os olegéis podem ser utilizados em  produtos processados, tais como carnes e charcutaria, queijos, gelados, margarinas, além de várias outras aplicações. Vão também garantir maior estabilidade aos produtos, melhorando o seu perfil nutricional e permitindo um tempo mais alargado para o seu consumo.

Desenvolvida em 2014, esta tecnologia encontra-se em fase de validação em produtos cárneos. Os testes realizados à escala piloto apresentaram resultados positivos e mostraram que esta tecnologia é passível de aumento de escala e pode ser utilizada a nível industrial.

Food & Nutrition Awards

O Food & Nutrition Awards é uma plataforma multi-stakeholder e um agente mobilizador para a inovação no sector agroalimentar, agregado às áreas da Educação e da Saúde, sendo um motor para o empreendedorismo, valorização da produção nacional e promoção de estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis.

Anualmente, atribuem prémios a projetos em quatro áreas: educação alimentar, investigação e desenvolvimento, produto inovação e sustentabilidade alimentar.

Mais informações: http://foodandnutritionawards.pt