A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), em parceria com a Reitoria desta Universidade, apresenta a 8ª edição da STARTPOINT@UM cuja coordenação está a cargo dos seus dois gabinetes técnicos, LIFTOFF – Gabinete do Empreendedor da AAUM e GIP – Gabinete de Inserção Profissional da AAUM. Inserida nas celebrações dos 40 anos da AAUM, esta atividade decorre nos dias 14, 15 e 16 de novembro, entre as 9.30h e as 18h, no Campus de Gualtar da Universidade do Minho.  ​

Esta iniciativa pretende estabelecer o contacto direto entre os jovens/adultos e o mercado de trabalho através da divulgação de oportunidades e desenvolvimento de competências, promovendo o networking entre participantes. O evento tem como público-alvo a comunidade académica (alunos, ex-alunos, investigadores, docentes e funcionários) e também os desempregados e empreendedores com qualificações de nível superior da região.
A STARTPOINT@UM constitui também uma oportunidade para as entidades partilharem as suas experiências com a comunidade académica e promoverem os seus projetos. Através do contacto direto com os participantes, têm também a oportunidade de expandir a sua rede de contactos e divulgar ofertas de emprego e medidas de estimulo ao empreendedorismo junto dos alunos e alumni UMinho.

À semelhança das edições anteriores, a atividade apresenta um programa com múltiplas atividades que englobam talks, formações, workshops e apoio técnico na área do emprego e empreendedorismo. Para esta edição, foram implementadas melhorias como o recurso a uma plataforma tecnológica que permita aos jovens fazerem candidaturas instantâneas por via do upload de CV digital ou outros documentos.

A 8ªedição da “STARTPOINT@UM” assume um formato inovador. No primeiro dia, 14 de novembro, os participantes terão a possibilidade de aceder a múltiplas ações de formação no âmbito da empregabilidade e do empreendedorismo, permitindo desta forma, que estejam melhor preparados para nos dias 15 e 16 tomarem contacto com as entidades presentes.

Este é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte, pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Para mais informações, consultar o endereço www.liftoff.aaum.pt​.