Sérgio F. Godinho, licenciado em Psicologia pela Universidade do Minho, organiza a 23 de setembro a conferência TEDxFigueiroDosVinhos, naquela vila do distrito de Leiria. O evento é visto como “uma luz no meio das cinzas” dos incêndios que assolaram a região no verão. E é também a estreia do formato mundial TEDx numa vila portuguesa. O pivô da RTP João Fernando Ramos, o biólogo João Ramalho Santos, a youtuber Inês Guimarães, a cantora April Ivy e o advogado Rogério Alves são alguns dos oradores. A sessão tem o tema “Cultura-te” e inicia às 14h00, na Casa da Cultura figueiroense.

 
“Vai acontecer algo enorme e tão positivo que vai unir o concelho e a região, alargando as suas capacidades. Vamos pôr as pessoas a partilhar grandes ideias, a pensar, a inspirar-se”, explica Sérgio F. Godinho, coordenador de uma equipa de seis voluntários, entre os quais Florbela Caetano, também aluna da UMinho. “Vamos mostrar que é possível criar eventos de nível mundial fora dos grandes centros”, acrescenta, notando que o certame não tem fins lucrativos e conta com apoio de diversas entidades locais.
 
O “filho da terra” envolveu-se desde cedo em várias atividades, como ator amador, futebolista e escritor. Aos 19 anos veio estudar para Braga e está prestes a concluir o mestrado integrado em Psicologia. Capacitado pelas colaborações na Associação de Estudantes de Psicologia da UMinho, na Associação Nacional de Estudantes de Psicologia, em três grupos de investigação e no Município de Guimarães, arriscou candidatar-se a organizar um TEDx – e foi feliz. Na decisão também terá pesado o recente ciclo de conferências “Futuro Y” que criou na terra natal, atraindo jovens talentos de todo o país. “Sei que o TEDx terá tido sucesso se a população desejar uma segunda edição”, sorri, otimista. O site oficial é www.tedxfigueirodosvinhos.com.