Quatro estudantes da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (EAUM​) foram premiados por um alojamento inovador e ecológico para festivais de verão. O projeto, chamado “Capsule House”, venceu o concurso nacional de ideias “EcoHut”, promovido pelo Portal da Construção Sustentável, e recebeu 3000 euros de prémio. O objetivo é agora convencer o mercado para a sua produção do projeto.

João Pedro Moreira e Luís Ferreira (já licenciados pela EAUM), Eduardo Lopes e Joel Duarte tinham que desenvolver um dormitório móvel e autónomo para quatro jovens, incluindo WC e chuveiro com água quente, zona para preparar alimentos e zona exterior com grelhador portátil. O conceito exigia cisternas para reaproveitar as águas, miniestações para gerir as águas residuais e sistemas para captar energia elétrica (painéis fotovoltaicos e baterias). O limite de tamanho, para facilitar o transporte da estrutura, e o uso de materiais sustentáveis, como placas de gesso, foi igualmente prioritário. A “Capsule House” cumpriu todos os requisitos e destacou-se ainda pela “gaveta”, um pequeno módulo que, uma vez aberto, expande a área útil total do alojamento.

Capsule House[1].jpg

“Estamos contentes por ver o trabalho reconhecido e por mostrar o valor da nossa universidade”, sorri José Pedro Moreira. “Esperamos que este projeto seja construído. Se para um arquiteto é uma honra ver a sua ideia a materializar-se, para nós, estudantes de arquitetura, será uma honra ainda maior”, sublinha. A sua equipa decidiu inscrever-se devido às “premissas interessantes” do concurso e numa fase em que a matéria do curso incidia na sustentabilidade dos edifícios.

O terceiro lugar do concurso “EcoHut” distinguiu outro projeto da UMinho – Leandro Alves, Andreia Soares, Saraa Al Shrbaji e Ricardo Ribeiro apresentaram uma estrutura em madeira com três áreas interiores e um pátio, incluindo detalhes como a fachada ventilada, o isolamento em cortiça e lã mineral ou o gesso cartonado anti-humidade.