É já uma evidência que a formação e atualização contínua de conhecimentos são imprescindíveis nos contextos profissionais cada vez mais competitivos e globalizados. O projeto ACADEMIA da Associação de Antigos Estudantes da Universidade do Minho (AAEUM) surgiu como resposta a estas necessidades de aprendizagem permanente por parte dos recém-licenciados e dos seus associados.
Este projeto tem como objetivo responder a essas exigências de aquisição de competências específicas novas e disponibilizar também, aos ex-alunos e à comunidade académica em geral, formação complementar numa gama alargada de conteúdos. Os cursos/workshops de curta duração, com 15 horas de duração em média, estão assentes em parcerias com entidades formadoras certificadas e as suas temáticas resultam muitas vezes de sugestões dos seus sócios.
Para ficar a conhecer melhor a ACADEMIA, entrevistamos João Coutinhas, atual Vice-presidente e responsável pelo Departamento de Formação da AAEUM, associação que representa e dinamiza a comunidade de antigos alunos da UMinho há já 26 anos.
A oferta formativa da AAEUM existe desde a sua fundação ou surgiu posteriormente?
A AAEUM identificou desde o início a formação complementar como uma necessidade dos seus associados, até porque as direções da associação dos primeiros mandatos (década de 1980) estavam ligadas a áreas profissionais em que a formação contínua assumia já, na época, uma grande importância. Mas foi mais recentemente que foi possível operacionalizar uma oferta formativa consistente. Um trabalho meritório de direções anteriores e que a direção atual desde logo identificou como uma das prioridades no serviço a prestar aos associados.
Porquê a aposta tão forte na vertente formativa e quais são os seus principais objetivos?
Por duas razões: porque é claramente a área em que podemos criar valor para os nossos associados, e porque é um campo alargado de possibilidades de cooperação com a nossa Universidade. Especificamente, a criação da Academia AAEUM visa organizar melhor esta vertente formativa e elevar a qualidade da oferta.
Quem é que vos procura mais, ex-alunos, estudantes atuais, funcionários da UMinho ou pessoas/organizações externas?
Há uma preponderância de ex-alunos, mas os outros segmentos têm vindo a crescer na composição da nossa procura.
O tipo de ofertas formativas que têm disponíveis são mais baseadas nas necessidades dos mercados ou nas necessidades das pessoas que vos procuram?
Diria que há uma grande intersecção dos dois universos que refere. Existem necessidades específicas do nosso público-alvo, sim, mas estas coincidem em larga medida com as necessidades do mercado em geral.
Quais são os principais critérios de seleção dos vossos formadores/parceiros de formação?
Desde logo privilegiamos os formadores/entidades formadoras oriundos da Universidade do Minho. Mas os critérios, como não podia deixar se ser, pautam-se pela qualidade. Neste sentido, procuramos estabelecer parcerias com entidades formadoras certificadas.
Qual tem sido o feedback das pessoas/organizações que recorrem aos vossos cursos de formação?
O feedback tem sido muito positivo e é um instrumento crítico quer na seleção de parceiros, quer na orientação dos programas e conteúdos da formação.
Projetos de expansão e futuras áreas de aposta.
No próximo ano, prevemos um crescimento significativo do número de ações de formação certificada (uma área em que estabelecemos recentemente parcerias importantes) e a realização de ações que permitam minimizar a nossa limitação de espaço físico, designadamente cursos e workshops externos e formação em plataformas b-learning. Intensificaremos a aposta sobretudo nos soft-skills e na áreas de gestão.
TESTEMUNHOS DE PARTICIPANTES EM CURSOS DA AAEUM:
O plano de formação da AAEUM é bastante diversificado e abrange matérias atuais com elevado interesse para o tecido empresarial. Com duração e horários adequados, permitem a aquisição ou renovação de conhecimentos em tempo útil e sem interferências com a atividade laboral.
Miguel Amorim International Business Manager Bonina
Os formadores escolhidos pela AAEUM, para além dos elevados conhecimentos técnicos e práticos, expõem as matérias de forma clara, ajustando a linguagem e a forma de exposição aos diversos públicos, contribuindo assim para que todos se sintam enriquecidos com os cursos realizados.r
Francisco Carvalho
Consultor Multisector Innovation Consulting
Sem dúvida que os Cursos promovidos pela AAEUM são uma mais-valia para actualização e obtenção de conhecimento na área empresarial.
Teresa Cunha
Matrimonius