Paulo Sampaio, Professor Associado do Departamento de Produção e Sistemas (DPS) e Vice-Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), foi eleito membro do Board da American Society for Quality.

Paulo Sampaio, Professor Associado do DPS e Vice-Presidente da EEUM, foi eleito membro do Board da American Society for Quality (ASQ), entidade mundial líder na área da Qualidade. A partir do dia 1 de janeiro de 2018, Paulo Sampaio – que se dedica à investigação na área da Qualidade e Excelência Organizacional no DPS da EEUM – vai assumir o cargo até 31 de dezembro de 2019. Esta foi a primeira vez que um Português atingiu o órgão máximo de gestão da ASQ.

Nas palavras de Paulo Sampaio, esta nomeação representa “um reconhecimento para a EEUM na área da Qualidade. A Escola [de Engenharia] e a Universidade do Minho são players muito importantes a nível mundial nesta área”. A nível pessoal, o investigador destacou o orgulho nesta nomeação: “Sempre fez parte dos meus sonhos integrar o patamar máximo da ASQ, no que a um cargo de gestão diz respeito”, concluiu.

Recorde-se que, em novembro de 2016, o investigador integrou a lista das “40 Novas Vozes Mundiais da Qualidade” pela segunda vez.

Paulo Sampaio licenciou-se em 2002 em Engenharia e Gestão Industrial e obteve em 2008 o grau de Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Minho. É investigador do Grupo Supply-chain, Logistics and Transportation Systems do Centro de Investigação ALGORITMI e desenvolve a sua atividade como docente e investigador nas áreas da Qualidade e da Excelência Organizacional. É coordenador do Working Group ALGORITMI Business Excellence e é Country Counselor da American Society for Quality (ASQ) para Portugal.

É ainda membro de diversas organizações da área como a Comissão Técnica de Normalização 80 – Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade, o Instituto Português da Qualidade, em representação da UMinho, o grupo ASQ Influential Voices, do Feigenbaum Medal Committee da ASQ, do Global Advisory Board da ASQ e do Fórum da Certificação do Instituto Português da Qualidade. Recebeu inúmeros prémios internacionais na área de I&D em que está envolvido.

+ info: https://asq.org/ ​