Rosa Vasconcelos foi reconduzida no cargo de Provedora do Estudante da Universidade do Minho para o biénio 2021/2023.

O nome da docente, eleita pela primeira vez em 2019, foi o único apresentado numa reunião do Conselho Geral, realizada a 10 de dezembro. Dos conselheiros presentes, 16 votaram favoravelmente e dois abstiveram-se.

Rosa Vasconcelos é professora associada do Departamento de Engenharia Têxtil da Escola de Engenharia da UMinho. Licenciada em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho, doutorou-se em Engenharia Tecnologia e Química Têxtil pela Universidade do Minho. A docente foi presidente do Conselho de Cursos de Engenharia (1996-2009), presidente do Conselho Pedagógico da EEUM (2011-2019) e é, desde 2015, membro do board of governors da organização mundial IEEE Education Society.

O Provedor do Estudante é um órgão independente, que tem como finalidade promover e defender os direitos e interesses dos estudantes no contexto da vida universitária. O cargo já foi ocupado pelos professores António Paisana (2010-2014) e Paula Cristina Martins (2015-2019).