As universidades do Minho e de Aveiro assinalam a 3 de dezembro o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com o debate online "O desafio da empregabilidade", às 15h00, no canal Docência+ do YouTube.

A sessão promove uma reflexão sobre a empregabilidade de diplomados do ensino superior com deficiência. Tendo como pano de fundo o significativo crescimento recente da população de estudantes com deficiência no ensino superior, vão debater-se as dificuldades, os apoios e as medidas promotoras de empregabilidade.

Destaca-se a presença do alumnus da UMinho Hugo Portela, diretor do Accenture Braga Advanced Technology Center, que vai falar sobre as dificuldades, os apoios e as medidas de promoção da empregabilidade de pessoas com deficiência. Estão ainda previstas as intervenções da responsável para a diversidade e inclusão no recrutamento da Farfetch, Madalena Ricou, e da técnica superior do Agrupamento de Escolas José Estêvão, Stephanie Duarte Marques. A moderação cabe à jornalista Vanessa Batista, da Rádio Universitária do Minho.

Este evento fecha o ciclo "Inclui-te 2021", organizado pelas universidades do Minho e de Aveiro e pelas respetivas associações académicas. A iniciativa visa promover o conhecimento e a partilha de experiências nos domínios da inclusão, tendo já assinalado o Dia da Educação de Surdos (23 de abril) e o Dia da Paralisia Cerebral (20 de outubro).