Licenciado em História pela Universidade do Minho, Luís Novais acaba de ser nomeado adido cultural da Embaixada de Portugal no Peru. Foi o primeiro presidente da Associação Académica da UMinho a cumprir três mandatos consecutivos, numa época em que a associação protagonizou um papel central no movimento estudantil nacional. Sob a sua liderança, a AAUM reinventou tradições académicas, desde o Enterro da Gata ao traje, procurando uma identidade própria para a Universidade do Minho. Pelo meio incrementaram-se grupos culturais, foi legalizada a Rádio Universitária do Minho e criada a Fundação AAUM.

Em termos profissionais, o bracarense teve uma incursão de investigação na área da História, foi adjunto do ministro da Educação e ainda empresário na área das tecnologias da informação e comunicação. Hoje é escritor, professor visitante da Universidade Nacional Mayor de San Marcos e autor do blogue "Ventos Dispersos".