Gilberto Loureiro, professor associado do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e investigador do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da EEG, juntamente com os seus coautores Rose Liao (Rutgers University) e Alvaro Taboada (Mississippi State University), foi distinguido com o prémio "Outstanding Paper in International Finance", atribuído pela Southern Finance Association na sua conferência anual que decorreu em Orlando (Florida), de 20 a 23 de novembro de 2019. O trabalho distinguido intitula-se "Women on Bank Boards: Evidence from Gender Quotas around the World".

A Southern Finance Association é uma associação norte-americana que tem como objetivo promover o desenvolvimento e divulgação de trabalhos científicos na área das finanças, melhorar o ensino das finanças e interação com profissionais da área que trabalham em instituições governamentais, empresariais e académicas. Esta Associação organiza anualmente uma conferência internacional onde são apresentados e discutidos trabalhos científicos recentes e relevantes na área das finanças.

Gilberto Loureiro é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, Mestre em Gestão, com especialização em Finanças, pela Universidade do Minho e doutorado em Finanças pela Ohio State University. Leciona disciplinas na área das Finanças Empresarias e tem como principais áreas de interesse de investigação Finanças Empresariais, Governação Empresarial e Fusões & Aquisições a nível internacional. A maior parte da sua investigação atual envolve colaboração com universidades americanas e europeias. Tem publicações em revistas internacionais, entre as quais o Journal of Corporate Finance e o Journal of Accounting Research.