A Provedora do Estudante da Universidade do Minho, Rosa M. Vasconcelos, é a nova presidente da Rede Portuguesa de Provedores do Estudante do Ensino Superior (RPE), que agrega os representantes de 45 universidades e institutos politécnicos nacionais. A tomada de posse decorreu esta manhã, durante o XI Encontro Nacional de Provedores do Estudante, realizado na Universidade da Madeira, no Funchal.

Rosa M. Vasconcelos substitui no cargo a homóloga do Politécnico do Porto, Berta Batista. No seu mandato até 2024, pretende que a RPE contribua para uma reflexão participada e uma ação conjunta das provedorias na defesa dos direitos e interesses dos estudantes, além de estimular estes à participação ativa e a receber um serviço de qualidade.

Aliás, o encontro no Funchal focou a equidade no acesso e frequência do ensino superior por todos, nomeadamente estudantes em situação vulnerável, com necessidades especiais, deslocados ou a retomar a sua formação. No novo mandato, prevê-se ainda a realização de encontros, estudos, recomendações e parcerias, entre outros projetos.

A RPE nasceu em 2020 e visa ser um fórum permanente de transferência de conhecimentos e experiências na área, partilhando também os princípios da Carta Universal dos Direitos Humanos e do estado de direito. A figura do Provedor do Estudante surgiu no país com o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, em 2007. A nível internacional, existe por exemplo a Rede Europeia de Provedores do Ensino Superior (ENOHE) e a Rede IberoAmericana de Provedores Universitários (RIdDU).

Rosa M. Vasconcelos é professora associada do Departamento de Engenharia Têxtil da Escola de Engenharia da UMinho e vice-presidente da organização mundial IEEE Education Society. Fez a licenciatura em Engenharia Têxtil e o doutoramento em Tecnologia e Química Têxtil pela UMinho. Nesta instituição presidiu igualmente o Conselho de Cursos de Engenharia, o Conselho Pedagógico da Escola de Engenharia e é, desde 2019, Provedora do Estudante.