Felisbela Lopes, professora da Universidade do Minho, coordena, a partir de hoje, uma Comissão para elaborar um Livro Branco sobre o Serviço Público de Média. Além da docente, a comissão é composta por Catarina Duff Burnay, Clara Almeida Santos, Francisco Sena Santos, Jorge Wemans e Rui Romano.

Escolhida pelo ministro da Cultura, a comissão não deverá discutir os novos modelos de renovação da administração nem de financiamento, mas os objetivos do serviço público e como devem ser assegurados, auscultando os quadros da RTP.

No final, o trabalho será entregue ao Governo para a tomada de decisão sobre o contrato de concessão. Não foi dado um prazo de trabalho, mas Pedro Adão e Silva fala de um "prazo relativamente curto".

O ministro da Cultura considera que esta é uma "necessidade" dadas as rápidas mudanças no setor da rádio e televisão, mas também uma "oportunidade" para uma reflexão baseada no conhecimento.

Felisbela Lopes é doutorada em Ciências da Comunicação - Artes e Técnicas da Comunicação.