José António Teixeira e António Vicente, do Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, estão entre os cientistas mais citados no mundo por outros investigadores. A confirmação é dada hoje pela lista Highly Cited Researchers 2020, da norte-americana Clarivate Analytics, que inclui 6167 cientistas de mais de 60 países, sendo dez deles em Portugal, menos um face à edição de 2019 e quatro face à de 2018. O ranking incide no período 2009-2019 e apenas sobre os artigos altamente citados, que representam 1% do que se publica no mundo e para 21 áreas de conhecimento.

Este é o terceiro ano consecutivo que a dupla da UMinho surge na área das ciências agrárias da lista. O cenário evidencia a estratégia desta instituição na investigação, nomeadamente do CEB, que aumentou a sua visibilidade e tem sido o centro de I&D nacional com mais cientistas naquele ranking. Por exemplo, José António Teixeira teve os seus artigos citados 17.784 vezes e é uma referência na biotecnologia industrial e biotecnologia alimentar, tendo recebido vários prémios. António Vicente teve os seus artigos citados 10.892 vezes e está ligado a inovações como ecoembalagens, compostos funcionais e bioativos e nanossistemas para aplicações alimentares.

A Highly Cited Researchers 2020 destaca ainda três alumni da UMinho naquela categoria: Isabel Ferreira, Manuel Simões e Miguel Ângelo Cerqueira. Ou seja, metade dos cientistas citados a trabalharem em Portugal tem ligação direta ou indireta à UMinho.

As análises bibliométricas da lista foram realizadas pelo Instituto de Informação Científica do grupo Web of Science, que “pesou” os artigos científicos da mesma coorte anual, retirando a vantagem da citação de artigos mais antigos perante os mais recentes. Os países mais representados no ranking são os EUA (2651 cientistas), China (770), Reino Unido (513), Alemanha (345) e Austrália (305). Portugal surge em 16º lugar europeu e 31º no mundo. A lista inclui 26 Prémios Nobel e a Universidade de Harvard, nos EUA, lidera no volume de cientistas (188).
As citações são um dos critérios mais utilizados para produzir rankings de instituições de ensino superior e demonstram a influência significativa de um grupo de investigadores entre os seus pares.

Ver lista em recognition.webofscience.com/awards/highly-cited/2020 (pesquisar Portugal)