​​A alumna de Engenharia Têxtil e professora da Escola de Engenharia da UMinho toma posse a 4 de novembro. O cargo de Provedor de Estudante já foi ocupado pelos professores António Paisana e Paula Cristina Martins.

Rosa Vasconcelos toma posse a 4 de novembro como Provedora do Estudante da Universidade do Minho. A cerimónia realiza-se às 15h00, no salão nobre do Museu Nogueira da Silva, em Braga. A sessão conta com a presença do presidente do Conselho Geral, Luís Valente de Oliveira, do reitor Rui Vieira de Castro e do presidente da Associação Académica, Nuno Reis.

R
osa Maria de Castro Fernandes Vasconcelos é professora associada do Departamento de Engenharia Têxtil da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM). Fez a licenciatura em Engenharia Têxtil e o doutoramento em Engenharia - Tecnologia e Química Têxtil pela UMinho. Foi presidente do Conselho de Cursos de Engenharia (1996-2009), presidente do Conselho Pedagógico da EEUM (2011-2019) e é, desde 2015, membro do board of governors da organização mundial IEEE Education Society.

A
Provedora do Estudante tem como funções promover os direitos dos estudantes, recolhendo e tratando as queixas, reclamações ou participações apresentadas, arbitrando situações de conflito, produzindo recomendações internas e contribuindo para a qualidade do ambiente académico. Desenvolve a sua ação mediadora com autonomia e independência face aos órgãos da UMinho, a qual deve garantir resposta em tempo oportuno e de modo adequado às solicitações da Provedora e ter em conta as suas recomendações. Elabora também relatórios para prevenir ou reparar situações injustas ou irregulares. O seu gabinete é na sala C2.323 (Complexo Pedagógico II) do campus de Gualtar, em Braga. O cargo já foi ocupado pelos professores António Paisana (2010-2014) e Paula Cristina Martins (2015-2019).