Tiago Gil Oliveira, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho, acaba de ganhar um financiamento de 70 mil dólares da Brain & Behavior Research Foundation, para o projeto de investigação, ‘Phospholipase D1 Ablation Disrupts Mouse Longitudinal Hippocampal Axis Organization and Functioning’. Este projeto visa desenvolver novas metodologias da avaliação da estrutura e da função do hipocampo e perceber o seu papel no contexto de ansiedade e stress crónico.

Para Tiago Gil Oliveira este financiamento "é um bom indicador de que o projeto tem interesse e vai ajudar a equipa de investigação a atingir os seus objetivos".

"É importante perceber que o hipocampo é uma estrutura do lobo temporal, no cérebro, fundamental para a aprendizagem e para a memória. A ideia é que o stress crónico e a ansiedade podem produzir alterações significativas na memória e na forma como percecionamos o espaço. Desta forma, o que nos propomos a fazer neste projeto é tentar encontrar essas alterações no hipocampo por ressonância magnética, utilizando aparelhos de última geração, que permitem avaliar com detalhe alterações em modelos animais, a partir de diferentes metodologias, para que consigamos estudar as várias sub-regiões do hipocampo como mediadores das alterações associadas a estas patologias. Este passo importante será possível graças à parceria com o Instituto Neurospin, em Paris", afirma Tiago Gil Oliveira.

Notícia: Diário do Minho