Juliana Dias, Maria Mimosa Rodrigues, Joana Cunha, Júlio Ferreira e Mariana Silva foram os grandes vencedores da 19.ª Gala do Desporto da UMinho. São atletas de excelência e Alumni UMinho.

Juliana Dias (monitora do ano), Maria Mimosa Rodrigues (treinadora do ano), Joana Cunha (atleta do ano), Júlio Ferreira (atleta do ano) e Mariana Silva (percurso desportivo) foram os grandes vencedores da 19.ª Gala de Desporto da Universidade do Minho, que decorreu esta sexta-feira, no Salão Medieval da Reitoria.

O momento visa reconhecer e enaltecer a importância do desporto universitário, homenagear os campeões, bem como premiar aqueles que mais se destacaram na última época desportiva.

"Fui muito feliz na UMinho principalmente a praticar xadrez e esta gala é a prova de que o esforço compensa"

Mariana Silva venceu pela segunda vez o troféu Percurso Desportivo, onde são avaliados parâmetros como curriculum académico e desportivo. A jovem concluiu a licenciatura em Línguas Aplicadas com média de 18 valores e destacou-se, durante este percurso, na modalidade de Xadrez. Nos últimos 3 anos, a Mariana conquistou 4 medalhas de ouro e 1 medalha de prata nas competições nacionais, ajudando ainda à conquista de 2 troféus de bronze na classificação por equipas. Durante o percurso, registo também para a participação no Europeu Universitário de Xadrez, em 2017, na Cidade de Fuengirola, Espanha.

Com o troféu na mão e um sorriso no rosto, a jovem atleta assumiu ser “um desafio aliar os estudos ao desporto, porque consome muito tempo”, mas, garante, “com dedicação tudo se consegue”.

"Fui muito feliz na UMinho principalmente a praticar xadrez e esta gala é a prova de que o esforço compensa. É muito bom vermos o nosso esforço e mérito reconhecidos”, sublinhou.

Maria Mimosa Rodrigues foi eleita a Treinadora do Ano. Ligada à natação, Mimosa ajudou à conquista de 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 12 de bronze, contribuindo para a conquista do troféu de ouro colectivo em piscina curta e o troféu de prata colectivo em piscina longa.

A distinção é o reconhecimento de “todo o trabalho ao longo dos anos”. “Penso que é muito justo este prémio”, disse a treinadora que ambiciona ver mais jovens a praticar desporto. No arranque de uma nova época, o troféu, afirma Maria Mimosa Rodrigues, deixou-a “muito mais motivada”.

"Universidade do Minho é um exemplo para as outras universidades”

Neste último ano, foram cerca de 350 estudantes que participaram nas provas desportivas nacionais universitárias organizadas pela Federação Académica do Desporto Universitário, onde conquistaram 104 medalhas (29 de ouro, 34 de prata e 41 de bronze), posicionando a Universidade do Minho no 2º lugar do Troféu Universitário de Clubes.

Apesar dos números animadores, o reitor da academia espera poder “alargá-los”. “Temos números impressionantes de pessoas envolvidas em actividade desportiva e números significativos de atletas em competição e esta gala é uma forma de dar os bons exemplos e procurar alargar esses números”, apontou. Para o representante máximo da academia minhota os atletas vencedores são “quase modelos para o resto da comunidade”.

O evento contou ainda com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, cuja presença, disse, mostra o “reconhecimento que toda a área do Ensino Superior tem pelo exemplo que a UMinho tem dado”.

Os bons resultados, afirmou o governante, “conseguem-se pelo trabalho que tem sido realizado, pelo empenho dos dirigentes e dos estudantes na prática desportiva”. “O resultado mostra que quando temos empenho os resultados aparecem e, neste caso, são uma grande manifestação de regozijo para a Universidade do Minho, que é um exemplo para as outras universidades”, acrescentou.

SASUM fazem investimento para atrair mais estudantes para o desporto

António Paisana, administrador dos Serviços de Acção Social, considera que a época foi “de ouro em termos de medalhas, desempenho dos estudantes e organizações”.

“Queremos cada vez mais estudantes a praticar desporto, por isso estamos a planear um investimento significativo nas nossas instalações e equipamentos, com nova maquinaria, para modernizar as instalações e tornarmo-nos mais atractivos”, revelou.

UMinho nomeada pela EUSA para instiuição com mais sucesso desportivo da época

Para Nuno Reis, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, a época desportiva transacta “foi uma das melhores de sempre, quer em termos de resultados desportivos, quer pelos feitos alcançados”.
Lembrando as medalhas, as competições que contaram com o emblema da AAUM e as organizações que a academia minhota acolheu, Nuno Reis realçou a importância da distinção do Governo, com a entrega, em Julho, da Medalha de Mérito Desportivo e anunciou a nomeação da UMinho, pela Europena University Sport (EUSA), “para integrar o lote de três instituições de Ensino Superior, que disputarão o título com mais sucesso desportivo da época”.

Notícia: RUM