A Universidade do Minho é a entidade portuguesa com mais pedidos de patentes, segundo o “Barómetro Inventa - Patentes Made in Portugal 2020”. O resultado reforça o papel desta academia como um dos principais motores de inovação do país e a sua forte ligação ao tecido económico-social. O ranking elaborado pela consultora Inventa International é liderado pela UMinho, com 44 pedidos de “famílias de patentes” em 2019, seguindo-se a Universidade do Porto (32) e a Novadelta (28).

Esta lista agrega os registos que deram entrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, no Instituto Europeu de Patentes, na Organização Mundial da Propriedade Intelectual, no Instituto Norte-Americano de Marcas e Patentes e no Instituto Chinês de Patentes.

O top 20 do “Barómetro Inventa” inclui 11 instituições de ensino superior, o que evidencia a importância destas na inovação nacional.

Este documento revela ainda que, no ano passado, o Instituto Europeu de Patentes (EPO) registou 272 pedidos portugueses de patente (mais 23% face a 2018), sendo 46% oriundos da região Norte.

A liderança da Universidade do Minho nos pedidos de patentes é corroborada pelo Relatório Estatístico Anual de 2019 do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), publicado em abril de 2020, que também coloca a academia minhota no topo das instituições de Ensino Superior de Portugal com o maior número de pedidos de patentes (Instituição como 1.º Requerente ou Co-Requerente).