Susana Martins, quinta irmã de uma família com seis filhos, doutorou-se na Universidade do Minho, saltando de seguida para Nova Iorque, onde cumpriu um dos seus objetivos profissionais: trabalhar com o Nobel da Economia de 2003, Robert Engel. O encontro decorreu durante uma palestra. 

A segurança e curiosidade de Susana Martins levaram-na a abordar o académico. "Era um objetivo antigo e o facto da minha orientadora de doutoramento já o conhecer facilitou a aproximação. Comecei a falar-lhe sobre a minha tese, sobre o modelo financeiro que estava a desenvolver, e ele convidou-me para trabalhar. Eu aceitei, claro", lembra com satisfação.  

Mudou-se para Nova Iorque, onde trabalhou no sétimo piso da universidade: "É o departamento mais prestigiado da academia nova-iorquina, o de Finanças". Após seis meses em Nova Iorque, mudou-se para Londres, iniciando investigação académica em Oxford. 
 
Susana Martins conta já com artigos científicos publicados no "Financial Times" e trabalha diariamente com alguns dos nomes mais influentes da finança mundial. "Nunca imaginei que iria estudar em Oxford. É uma universidade muito ativa. Tudo se discute todos os dias. Cruzo-me com autores de renome internacional permanentemente", conta. 
Em Oxford, continua a trabalhar com Robert Engel no modelo financeiro desenvolvido por si como tese de doutoramento na Universidade do Minho. Nas palavras da académica, "o modelo financeiro permite prever, por exemplo, como as alterações climáticas e a transição mundial para economias verdes e descarbonizadas podem influenciar o valor das ações no mercado bolsista". 
 
Acerca de um possível regresso a Portugal, Susana Martins responde que não pensa muito no futuro. 

Notícia: Jornal de Notícia