A Automaise cria assistentes virtuais que permitem automatizar alguns processos rotineiros em setores como a banca, o retalho e a logística. Foi fundada em 2017 por Carlos Oliveira e Ernesto Pedrosa, alumni da Escola de Engenharia da UMinho.

Vendeu uma empresa à Microsoft, há dez anos, numa das primeiras grandes aquisições de sucesso de uma tecnológica portuguesa. Foi secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação. Esteve à frente da InvestBraga até perto do final do ano passado. Em 2019 foi nomeado conselheiro do Conselho Europeu de Inovação. Agora, Carlos Oliveira volta a vestir a pele de fazedor, sendo um dos fundadores da Automaise, uma empresa de inteligência que cria assistentes virtuais que permitem automatizar alguns processos rotineiros nos mais diversos setores como a banca, seguros, retalho, telecomunicações, transporte ou logística.

“A
Automaise é uma empresa, fundada em 2017, em Braga, que desenvolve uma plataforma inovadora de inteligência artificial low code – ou seja, que simplifica e acelera o processo de desenvolvimento de soluções avançadas – para automação de processos. Por outras palavras, permite às empresas a criação de assistentes virtuais com capacidade para executar autonomamente e de forma inteligente processos de negócio”, explica ao Dinheiro Vivo, Ernesto Pedrosa, CEO e cofundador da empresa. “Além da facilidade no processo de programação, a plataforma Automaise diferencia-se pela capacidade de disponibilizar soluções ajustadas às necessidades de grandes clientes em setores tais como a banca, seguros, retalho, telecomunicações e transporte e logística”, acrescenta.

A empresa acabou de angariar 500 mil euros numa ronda de investimento liderada pela Bright Pixel e que contou também com a participação da Armilar. O dinheiro servirá para o crescimento da equipa de forma transversal e para acelerar o processo de internacionalização. “Temos um projeto bastante ambicioso, pois acreditamos firmemente que a nossa abordagem ao conceito de automação inteligente vem preencher uma lacuna existente no mercado, e, sem dúvida, que nos associamos aos parceiros certos para levar o projeto para a fase seguinte. Pretendemos primeiro entrar nos principais mercados europeus, onde já começamos a ter uma alguma presença, e posteriormente, avançar para os EUA”, indica Ernesto Pedrosa.

Para a Bright Pixel, a startup destacou-se pela sua equipa experiente, mas também pela sua visão ambiciosa e inspiradora que tem para este projeto, explica, em comunicado, Alexandre Teixeira Santos, cofundador e responsável pela área de investimentos. “Vemos na Automaise uma ótima oportunidade de criar sinergias, pois vemos o muito valor que lhes podemos acrescentar, assim como eles a nós”. Já a Armilar Ventu
re Partners destaca a “resolução eficaz de um problema de negócio muito relevante para as empresas nos dias de hoje, que é o de lidar com as diversas fontes e elevado volume de comunicação não estruturada que lhes chega vinda dos seus clientes”, indica o sócio Pedro Ribeiro Santos.

Notícia: Dinheiro Vivo
Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens