"Spottd" é o nome da app que já está disponível para android e IOS. Surge da paixão por automóveis de dois antigos estudantes do doutoramento em Engenharia Informática da Universidade do Minho.

Nasceu uma nova aplicação totalmente desenhada a pensar nos apelidados petrolheads (apaixonados por automóveis). Chama-se "Spottd" e foi desenvolvida por dois antigos estudantes do doutoramento em Engenheira Informática da Universidade do Minho, Francisco Cruz e Francisco Neves.

O objetivo é simples: criar uma comunidade de "Car Spotters", onde os utilizadores podem partilhar as suas fotografias. Na "Spottd", os amantes de super carros, desportivos, clássicos e não só, podem dividir como encontrar veículos considerados "raros" no parque automóvel português. Desta forma, a informação fica concentrado num único local, o que facilita a experiência aos verdadeiros fãs de quatro rodas.

Além disso, Francisco Cruz, um dos membros fundadores, revela que esta aplicação tem a particularidade de permitir aos utilizadores uma pesquisa personalizada através da matrícula dos carros. Esta especificidade permite revelar detalhes mais técnicos do veículo em que estamos interessados, nomeadamente, "motorizações, potência, cor específica, ano em que foi matriculado", entre outros pormenores.

Os criadores da app também desenvolveram um mecanismo que utiliza "inteligência artificial" e permite, de forma automática, ocultar as matrículas dos automóveis.

À RUM, Francisco Cruz revela que, no futuro, pretendem criar parcerias com stands nacionais, de modo a aumentar o leque de modelos disponíveis. Outra das ambições da equipa da "Spottd" passa por chegar à comunidade estudantil, mais concretamente, aos jovens "Cars Spotters" com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos.

A aplicação já está disponível para android e IOS. Existem duas formas de utilizar a "Spottd", através da versão "Premium" em que, por um valor anual de 10 euros, o utilizador tem a possibilidade de fazer pesquisas ilimitadas, aceder aos detalhes técnicos de todos os spots e acesso à aplicação sem publicidade, e a versão gratuita, com acesso mais restrito e com recurso a publicidade.

Notícia: Rádio Universitária do Minho