Cecília Leão, professora catedrática da Escola de Medicina da Universidade do Minho e alumna doutorada Biologia/Microbiologia, recebeu esta segunda-feira a Medalha de Mérito Científico, entregue na presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. A distinção decorreu na abertura do encontro “Ciência 2019”, no Centro de Congressos de Lisboa.

Trata-se de uma iniciativa instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que distingue individualidades nacionais pelas suas “elevadas qualidades profissionais e pelo excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal”. Na cerimónia foram homenageadas onze personalidades (nove investigadores e dois autarcas).

Cecília Leão é doutorada em Biologia/Microbiologia pela UMinho, tendo formado várias gerações de cientistas e médicos em Portugal. Ingressou na UMinho em 1976, sendo professora catedrática desde 1994 no Departamento de Biologia da Escola de Ciências e, a partir de 2002, na Escola de Ciências da Saúde, atual Escola de Medicina. Foi presidente da Escola de Ciências e da Escola de Medicina da UMinho, diretora do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) e ainda vice-reitora (1998-2002). É membro da Academia das Ciências de Lisboa, preside à Comissão de Ética para a Investigação em Ciências da Vida e da Saúde do Conselho de Ética da UMinho e é, também, detentora da Cátedra Alumni Medicina – Professor Pinto Machado, que apoia a inovação nas Humanidades em Medicina.