Licenciado em Engenharia Civil e doutorado em Planeamento do Território pela Universidade do Minho, José Mendes assumiu recentemente funções como diretor-executivo da Fundação Mestre Casais, que tem como principal missão a promoção da sustentabilidade humana e ambiental.

A Fundação foi criada para homenagear António Fernandes da Silva, o Mestre Casais, que há 60 anos fundou a empresa que viria a transformar-se no Grupo Casais e que atua, há três gerações, no setor da engenharia e construção.

José Mendes é professor catedrático da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, na especialidade de Sistemas Urbanos e Regionais. Foi chairman da Transport Decarbonisation Alliance, uma aliança global de países, empresas e cidades para a aceleração da transformação do setor da mobilidade e transportes no sentido da neutralidade carbónica até 2050.

Na sua atividade política, desde 2015, assumiu as funções de secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, secretário de Estado do Planeamento e deputado à Assembleia da República. Foi ainda consultor e avaliador da Comissão Europeia, da Education, Audiovisual and Cultural Executive Agency e da European Training Foundation.

Concluiu programas executivos e foi investigador e professor em várias Universidades dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Brasil, Polónia e Moçambique.