Ana Fernandes foi recentemente nomeada como Head of Compliance da Natixis, braço internacional de banca empresarial e de investimento, gestão de ativos, seguros e serviços financeiros, do Groupe BPCE – Banque Populaire & Caisse d'Epargne.

Em entrevista à FORBES, a nova chefe, que vai integrar igualmente a comissão executiva, supervisionar e gerir a equipa de compliance da Natixis, mostra-se satisfeita por poder regressar a Portugal e contribuir para o sucesso da construção de um projeto inovador.

Antes da nomeação, Ana Fernandes dirigiu a equipa de markets reporting, na área de market oversight da FCA, regulador de conduta do mercado financeiro do Reino Unido.

"O Departamento de compliance na Natixis em Portugal foi criado de raiz, em 2020, em resposta ao crescimento que a organização tem verificado e ao reconhecimento da importância de crescermos de forma robusta e resiliente. Deste modo, não podemos falar de mudanças, mas sim da criação de uma estrutura que suporte o desenvolvimento do negócio e assegure o cumprimento dos requisitos essenciais, para respondermos com sucesso ao que nos é solicitado por outras plataformas do grupo", referi.

Desde o final de 2017, afirma, a Natixis tem vindo a construir e a expandir um centro de excelência em Portugal assente na inovação e agilidade. "A área de compliance é um elemento estratégico desse crescimento e acredito que, a partir do Porto, podemos ter um papel determinante na mesma, com impacto em toda a organização", perspetivou a manager.

Percurso académico e experiência profissional

Ana Fernandes licenciou-se em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho e, logo a seguir, concluiu o mestrado em Gestão Internacional na mesma instituição, com a tese Evaluation of Investment Strategies with Options.

Sedenta por acumular conhecimento, a gestora não ficou por aí e decidiu então dar mais um passo com a conclusão do doutoramento no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, desta defendendo a tese The bid-ask spread components: an empirical application to the London Stock Exchange.

Antes disso, logo após a conclusão da licenciatura, enveredou para a docência, iniciando as funções na Universidade do Minho, lecionando a cadeira de Finanças e, após alguns anos, rumou a Londres, onde integrou a Financial Conduct Authority (à época, Financial Services Authority), mais concretamente a equipa de gestão de regulatory reporting.

Ana Fernandes conta à FORBES que durante o trajeto de 13 anos na Financial Conduct Authority (FCA), teve o privilégio de liderar a task force da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA), entidade responsável pela elaboração da legislação sobre informação regulamentar e pela implementação da mesma [legislação] no Reino Unido. Mais recentemente, esteve também envolvida nos preparativos para o Brexit.

Notícia: Forbes