Um trabalho da Universidade do Minho foi galardoado com o IBM Award of Scientific Excellence, premiando a melhor demonstração pratica na conferencia Internacional PAAMS ’19 - 17th International Conference on Practical Applications of Agents and Multi-Agent Systems, que decorreu na Universidade de Salamanca, em Avila, Espanha.

O evento, realizado de 26 a 28 de Junho, reuniu mais de 250 especialistas internacionais que discutiram temas relacionados com a Inteligência Artificial e sua aplicação às mais diversas áreas da actividade humana.

O prémio surge no âmbito de diversos projectos que têm vindo a ser desenvolvidos ao longo dos últimos anos, na área dos Ambientes de Vida Assistida Inteligente, por investigadores do ALGORITMI/ISLab, por uma equipa liderada pelo vimaranense Paulo Novais e Angelo Costa, em parceria com Jaime Rincon, Javier Palanca, Vicent Botti, Vicente Julian, Carlos Carrascosa, investigadoras da Universidade Politécnica de Valência, Espanha.

O trabalho premiado, intitulado “EM iR 2.0: A Congnitive Assistant Robot for Elderly”,  consiste num projecto que estuda a utilização de robôs na interacção com humanos, tendo como ponto de partida a detecção e monitorização do estado físico e emocional, com a respectiva interpretação de forma a reforçar a interacção entre pessoas e assistentes pessoais.

Os robôs são usados para criar um vinculo emocional com o utilizador ao interagir de uma forma mais natural possível com este. O sistema identifica o utilizador e, de acordo com às suas preferências, capacidades e necessidades, sugere actividades, em particular exercícios físicos. Os movimentos do utilizador são capturados por uma rede de sensores corporais e um sistema computacional, utilizando técnicas de aprendizagem profunda, determina a performance obtida e detecta possiveis problemas, permitindo que os cuidadores possam monitorizar e actuar remotamente sobre o desempenho dos utilizadores. Este trabalho configura mais uma prova da excelência da investigação nesta área do conhecimento que se faz na Universidade do Minho.

Notícia: O Comércio de Guimarães