A Universidade do Minho (UMinho), através da Escola de Engenharia e da Escola de Arquitetura, Arte e Design, e em parceria com a empresa bysteel, lança o curso de formação especializada em “Tecnologia de Fachadas e Envolvente de Edifícios”. Esta formação foi criada no âmbito da Aliança de Pós-Graduação da UMinho, projeto que se apresenta com um portefólio de 112 novos cursos de curta duração desenhado em estreita cooperação com empregadores da região. As candidaturas estão abertas de 9 a 20 de junho.
 
Esta formação centra-se no desenvolvimento do conceito, do projeto, do cálculo, da produção, da instalação e da manutenção de fachadas de edifícios complexos, contribuindo para a consolidação e inovação no setor das fachadas. Pretende dar resposta à procura cada vez maior de profissionais com conhecimento especializado na área do projeto e da construção de fachadas, bem como à escassez de formações avançadas neste âmbito, quer em Portugal, quer na Europa. O curso abordará temáticas relacionadas com tecnologia de fachadas e envolventes de edifícios tais como aspetos legais, gestão da qualidade e eficiência energética, térmica e acústica; luz, energia e proteção solar na envolvente de edifícios; materiais, fabrico e componentes estruturais e não estruturais em fachadas, fabricação, instalação, operação e manutenção de fachada e incluirá ainda um estágio em projeto de fachadas.

O curso, integrado no programa educacional “Arquitetura e Ambiente Construído”, será lecionado no campus de Azurém, em Guimarães, de 1 de julho e 17 de dezembro de 2022, com interrupção entre 23 de julho e 1 de setembro em regime modular (semi-intensivo), à sexta-feira (tarde) e sábado (manhã), num total de 190 horas/40 ECTS, por professores da Escola de Engenharia, da Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho e por especialistas da BySteel. O curso, que conta ainda com a participação na partilha de conhecimento de várias entidades do tecido empresarial e associações de diferentes posicionamentos da cadeia de valor, destina-se a profissionais do setor como projetistas, diretores de obra, diretores de fiscalização, construtores e consultores – e de uma forma geral a detentores de grau de licenciado nas áreas de Arquitetura e Engenharia Civil (ou similar) com interesse pelas tecnologias de fachadas e envolvente de edifícios.

Com uma taxa de frequência na ordem dos 1600€, o curso está, contudo, abrangido pelo programa de Bolsa das Aliança, que visa a promoção da excelência no processo de aprendizagem a par do apoio financeiro aos profissionais-estudantes, e que usa o mérito como critério para a decisão sobre o montante a atribuir a cada estudante. Dessa forma, os alunos que concluam esta formação são elegíveis para bolsas de estudo, cujo valor estará indexado à classificação final que vierem a obter: os 20 % melhores alunos obterão uma bolsa de valor pecuniário idêntico ao da taxa de frequência anualmente definida (100%); os seguintes 30% melhores alunos obterão uma bolsa de valor pecuniário correspondente a 75% do valor da taxa de frequência anualmente definida; os restantes 50% obterão uma bolsa de valor pecuniário correspondente a 50% do valor da taxa de frequência anualmente definida. 
 
Sobre a Aliança de Pós-Graduação da UMinho
 
A Aliança de Pós-Graduação - Competências para o Futuro constitui-se como um dos desafios atuais mais relevantes para a UMinho. Este, que é o mais recente projeto educacional da instituição - e seguramente também o mais global e diferenciador pela inclusão de todas as áreas de saber e pela estreitíssima ligação ao tecido empresarial - surge da candidatura da UMinho aos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, lançados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
 
A Aliança disponibilizará um portefólio de cursos de curta duração, agrupados em oito programas educacionais* com o envolvimento das 11 unidades orgânicas de ensino e investigação da UMinho, destinados a graduados/diplomados, em estreita cooperação com relevantes parceiros da instituição – entidades empregadoras, empresas e organizações públicas, privadas, regionais ou nacionais - dando resposta às necessidades por eles identificadas. E é exatamente dessa estreita cooperação com uma crescente lista de parceiros institucionais que nasce a Aliança, encarada como uma oportunidade-chave para fortalecer o percurso da UMinho enquanto agente crucial do desenvolvimento regional e nacional.
 
Sobre a BySteel
 
Integrada no dstgroup, a bysteel é uma empresa especializada na conceção/projeto, produção e montagem de soluções integradas de sistemas de fachadas e estruturas metálicas com um vasto portefólio de projetos e obras inovadoras, com intervenção internacional em países como Portugal, França, Holanda, Angola, Reino Unido, Argélia, Marrocos, Jamaica, Rep. Chade, Nigéria, Brasil e Rep. Congo.
 
Para Ricardo Portela, administrador da empresa para a Indústria, Formação e Inovação, esta parceria com a UMinho, para a consolidação da Aliança de Pós-Graduação, e em particular para o desenho desta formação conjunta reveste-se de especial relevância porque permitirá criar um projeto para impulsionar Portugal na capacitação de profissionais com formação técnica especializada numa vertente da conceção e construção de edifícios em franca expansão – o vestido de alta costura do edifício -, que ambiciona colmatar a escassez das ofertas de formação avançada, nomeadamente em cursos universitários para o setor da Arquitetura e Engenharia Civil, em qualquer parte da Europa e do Mundo.
 
Será um curso com forte orientação para a tecnologia, inovação e sustentabilidade, três dos pilares de intervenção fulcrais no setor, vocacionado não só para formar novos, mas também reforçar e atualizar conhecimento de atuais profissionais da área. Esta parceria com a UMinho evidencia a importância do trabalho em proximidade e da procura de sinergias entre o tecido empresarial e as instituições de ensino na transformação do conhecimento em valor aplicável às necessidades reais do mercado de trabalho.